Governo enaltece “dedicação e trabalho meritório” da TAOLA+ em prol da preservação do ambiente (c/áudio)

Inicio | Ambiente
Governo enaltece “dedicação e trabalho meritório” da TAOLA+ em prol da preservação do ambiente (c/áudio)
05/05/25 - 01:49 pm

Tarrafal, 05 Mai (Inforpress) – O ministro da Agricultura e Ambiente enalteceu hoje, no Tarrafal, a “dedicação e trabalho meritório” que a Rede de Conservação Ambiental de Cabo Verde (TAOLA+) tem realizado em prol da preservação do ambiente a nível nacional.

“Felicito a TAOLA+ e cada uma das ONG que fazem parte desta rede não só por este encontro anual, mas também pela dedicação e por todo o trabalho meritório que veem realizando em prol da preservação do ambiente, particularmente no que se refere à conservação da natureza nas nossas ilhas e ilhéus, incluindo uma significativa parte marinha”, congratulou-se Gilberto Silva.

O governante fez a declaração durante a abertura do encontro anual da Rede TAOLA+ 2025, que decorre de hoje até quarta-feira, 08, e reúne as 14 organizações não-governamentais (ONG) membros, representando todas as ilhas, num nos hotéis do município do Tarrafal de Santiago.

“Todos reconhecemos e enaltecemos o papel das ONG ambientalistas, enquanto parte muito activa da sociedade civil no processo do desenvolvimento sustentável do nosso país”, constatou, acrescentando que as acções destas ONG são complementadas com as do sector privado e as dos governos central e municipais.

Daí, destacou o contributo das organizações ambientalistas na materialização de políticas essenciais, como recolha sistematização de dados e informações, realização de estudos, investigação científica conservação da biodiversidade e inovação tecnológica. 

A mesma fonte enalteceu o papel das mesmas na sensibilização e educação ambiental visando mais e melhor participação e integração das comunidades nos processos de preservação do ambiente e de uso sustentável dos recursos naturais.

Acrescentou ainda que as ONG têm dado “contributos valiosos” no combate à poluição, na acção climática, na mobilização de financiamento e assistência técnica junto dos parceiros internacionais e na criação de “emprego verde”.

Sobretudo, continuou, para jovens, na valorização das áreas protegidas, nas variadíssimas actividades de conservação dos ecossistemas e de inúmeras espécies e flora e fauna terreste e marinha, com ênfase nas protegidas e endémicas.

Gilberto Silva apontou ainda contribuições na conservação de solos e água, na luta contra seca e desertificação, na elaboração de diplomas legais, acções de formações, cooperação com as organizações internacionais das áreas protegidas.

Por outro lado, o titular da pasta do Ambiente assegurou que se não fosse estas “acções concretas” que estas ONG têm levado a cabo, Cabo Verde não estaria no lugar que ocupa hoje no mundo em matéria de conservação de tartarugas marinhas.

O governante insistiu que estes ganhos não seriam possível sem a parceria que os membros da TAOLA+ conseguiram estabelecer com várias entidades internacionais e nacionais.

Segundo disse, tendo em conta o reconhecendo da experiência e todo o percurso do trabalho das ONG ambientais, manifestou a ambição do Governo em reforçar a relação de parceria existente para um patamar ainda mais elevado.

No acto intervieram ainda a representante da TAOLA+, Janete Agues, e o presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, José dos Reis.

O encontro de três dias, segundo Janete Agues, tem como objectivo promover o intercâmbio de experiências, boas práticas e conhecimentos entre as ONG participantes, criando um ambiente de colaboração que fortaleça a actuação conjunta em questões ambientais.

Disse ainda que o mesmo visa discutir e definir estratégias colectivas para enfrentar os desafios enfrentados nos trabalhos de conservação ambiental, alinhando os esforços das ONG e autoridades para acções mais eficazes e coordenadas.

Da mesma forma, aludiu, para fomentar a interação com representantes do Governo, instituições públicas e outras partes interessadas, visando influenciar políticas públicas e obter apoio institucional para a conservação ambiental e a proteção da biodiversidade.

FM/AA

Inforpress/Fim

Partilhar