Nova Sintra, 30 Jul (Inforpress) - O projecto de reflorestação e lançamento de pastos encontra-se em fase de execução na Brava com intervenções nas zonas da Fontinha e Cachaço, visando melhorar a cobertura vegetal e reforçar a resiliência ambiental da ilha.
A informação foi dada à Inforpress pelo delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), Ermelindo Barros, que explicou que o projecto engloba acções de limpeza e reflorestação com plantas frutíferas, espécies endémicas e forrageiras, além do lançamento de sementes de diversos pastos.
Paralelamente, segundo o responsável, estão em curso “obras estruturantes” cruciais para a melhoria da disponibilidade de água e para assegurar um bom ano agrícola.
Neste âmbito, Ermelindo Barros avançou que serão reabilitados três reservatórios nas localidades de Covoada, Pau e Cova Rodela, e construído de raiz um novo reservatório na zona de Pedra Martin.
O delegado do MAA realçou a importância das intervenções de conservação do solo e da água, que decorrem em várias zonas da Brava, como "fundamentais para melhorar a produtividade agrícola e combater a degradação ambiental".
A Delegação do MAA na Brava, em estreita articulação com os serviços centrais do ministério, reiterou o seu compromisso com os produtores locais.
“Estamos cientes dos desafios crescentes impostos pelas mudanças climáticas e continuaremos a trabalhar com proximidade, dedicação técnica e visão sustentável para promover uma agricultura resiliente, produtiva e segura", concluiu.
DM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar