São Filipe, 30 Jul (Inforpress) - A 12.ª edição do festival FestFajã, que encerra o Verão no município de Santa Catarina do Fogo, acontece este ano no último fim de semana de Agosto, anunciou a Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo.
A autarquia anunciou, através de um comunicado na sua página oficial nas redes sociais, que o evento acontecerá entre os dias 29 e 31 de Agosto, na baía da praia de Fajã, e deverá reunir centenas de visitantes da ilha e emigrantes.
A organização enfrenta este ano o desafio de manter a qualidade e a segurança do festival enquanto lida com expectativas crescentes do público.
O FestFajã nasceu com o objectivo de celebrar a cultura, com música e gastronomia, dinamizar a economia e promover o convívio.
Tornou-se, ao longo dos anos, num marco no calendário cultural de Santa Catarina do Fogo.
A edição de 2025 manterá a fórmula com concertos com artistas locais e regionais, animação de DJ, barracas com gastronomia e actividades desportivas à beira-mar.
“O FestFajã não é apenas uma festa, é um espaço de encontro entre gerações é uma referência no calendário cultural da região, atraindo não só moradores locais, mas também visitantes de outras partes da ilha, do país e estrangeiro” refere o comunicado da autarquia.
A mesma fonte informa que está a trabalhar para o sucesso da XII edição do FestFajã 2025, com uma organização cuidada e espírito comunitário.
Os nomes dos artistas que vão actuar nos três dias do festival e as principais actividades desportivas ainda não foram divulgados.
A praia Fajã está situada na costa sul do município de Santa Catarina do Fogo, acessível via trilhos e caminhos, entre comunidades rurais.
Começa na área costeira conhecida como Ponta da Fajã, que fica a cerca de dois quilómetro e meio de Figueira Pavão e quatro quilómetros de Monte Vermelho, com elevação aproximada de 72 metros sobre o nível do mar.
A faixa costeira é de areia preta vulcânica, ladeada por grandes rochas e falésias, formando enseadas e baías recortadas pelo mar.
Com uma paisagem de contrastes, o preto das lavas antigas, o azul-marinho do oceano e o brilho das piscinas naturais esculpidas pelas rochas, a praia de Fajã integra-se em rotas de trekking populares da ilha com percurso Cova Figueira/praia Fajã/Alcatraz/Monte Vermelho/Dacabalaio com cerca de 15 quilómetros de extensão.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar