Governador do BCV anuncia para breve a divulgação do relatório sobre falta de moedas

Inicio | Economia
Governador do BCV anuncia para breve a divulgação do relatório sobre falta de moedas
02/10/25 - 02:56 pm

Cidade da Praia, 02 Out (Inforpress) – O governador do Banco de Cabo Verde (BCV), Óscar Santos, anunciou hoje que o relatório do estudo sobre a escassez de moedas no mercado será divulgado em breve, manifestando expectativa de que os responsáveis pelo desvio sejam penalizados.

Óscar Santos falava em entrevista à imprensa, à margem do XII Encontro Anual dos Governadores dos Bancos Lusófonos, que reuniu hoje na cidade da Praia, governadores, presidentes e delegações das autoridades monetárias dos países de língua portuguesa.

Questionado sobre o tal estudo encomendado ao Instituto Nacional de Estatística (INE), após reclamações da população, afirmou que ainda não pode divulgar os resultados e que brevemente será divulgado.

“Não posso divulgar agora. Tem resultados interessantes aí, que eventualmente, num momento próprio podemos falar só sobre isso porque é uma matéria muito interessante até para a pedagogia das pessoas”, disse.

Entretanto, avançou como um dos resultados o facto de muitas pessoas acharem que moedas de um escudo não valem a pena circular e optam por guardar em casa.

Sobre a suspeição de uso indevido das moedas, para outros fins, diz esperar que a polícia judiciária possa fazer o seu trabalho, advertindo que o Banco de Cabo Verde não pode estar a produzir moedas com custos para depois serem desviadas.

Ainda lembrou que o banco central acaba de reforçar a circulação monetária com a injecção de 1,4 milhão de moedas no mercado entre Julho e Setembro em relação a um, cinco e 10 escudos, até finais de Outubro será injectado moedas de 20 escudos e que até em Novembro será colocado cerca de 5 milhões de moedas em circulação directamente para os bancos.

ET/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar