Cidade da Praia, 02 Out (Inforpress) – O governador do Banco de Cabo Verde assegurou hoje que o processo de venda das acções do Banco Comercial do Atlântico (BCA) encontra-se praticamente na fase final da audiência prévia e que em breve sairá a decisão final.
Óscar Santos fez estas afirmações ao ser questionado pela imprensa sobre este processo, à margem do XII Encontro Anual dos Governadores dos Bancos Lusófonos que aconteceu hoje na cidade da Praia.
“Não é uma decisão fácil, tem a sua complexidade, nós estamos praticamente na fase final da audiência prévia. Portanto, não vou dizer a data porque às vezes nem sempre é possível cumprir, mas estamos na fase final e dentro, em breve, teremos uma decisão final”, respondeu.
Segundo Óscar Santos, trata-se de uma aquisição de um banco sistêmico que exige várias questões a ser levantadas e estudadas para que o Banco de Cabo Verde quando decidir, tenha todas as evidências do processo para suportar a decisão.
“Portanto, não é fazer à pressa e depois tomar uma má decisão. Tem que estar consciente que a decisão é baseada nas evidências que foram recolhidas”, reforçou.
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) anunciou em Março de 2024 a venda da participação maioritária, 59,81% do capital social do BCA, à Coris Holdings, do Burkina Faso.
A venda será feita por 70,5 milhões de euros, mas a concretização da mudança está à espera das formalidades de direito cabo-verdiano, nomeadamente, do parecer do banco central.
ET/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar