Futebol: Luso-cabo-verdiano Nani anuncia fim da carreira e considera que foi uma "viagem fantástica

Inicio | Desporto
Futebol: Luso-cabo-verdiano Nani anuncia fim da carreira e considera que foi uma "viagem fantástica
08/12/24 - 10:24 pm

Cidade da Praia, 08 Dez (Inforpress) - O futebolista luso-cabo-verdiano Nani anunciou hoje o ponto final na carreira de futebolista, que teve como ponto alto a passagem, por sete temporadas, pelo Manchester United, da Inglaterra.

"Chegou a altura de dizer adeus. Decidi terminar a minha carreira de futebolista profissional. Foi uma viagem fantástica e quero agradecer a todas as pessoas que me ajudaram e apoiaram nos altos e baixos de uma carreira que durou mais de 20 anos e que me deu tantas memórias inesquecíveis", lê-se na publicação do (agora) ex-futebolista nas suas redes sociais. 

"É altura de virar a página e focar-me em novos objectivos e sonhos", acrescentou, Luís Carlos Cunha, de seu nome de baptismo, que, curiosamente, fez o último jogo da carreira, contra o Sporting de Portugal [seu primeiro clube como profissional], na goleada (1-5) sofrida pelo Estrela, a 01 de Novembro passado.

Aos 38 anos, o antigo internacional português pendura as chuteiras ao serviço do Estrela da Amadora, depois de ter assinado pelo emblema da Reboleira no início desta época. 

Num vídeo publicado nas redes sociais, Nani explicou que está preparado para "abraçar novos caminhos", tendo decidido, por isso, deixar de jogar ao mais alto nível, lembrando ainda que a recente morte do pai acelerou a escolha.

Nani iniciou a carreira na formação do Real Massamá, saltando para o Sporting em 2003/04. 

Estreou-se oficialmente na equipa principal dos leões no primeiro jogo da temporada 2005/06, sob o comando do treinador José Peseiro, frente à Udinese, na 1.ª mão da pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

De leão ao peito [Sporting] fez 76 jogos até sair para o Manchester United, em 2007/08, fazendo em Inglaterra várias épocas de alto nível e que lhe valeram, em 2011, ver o nome incluído entre os 23 finalistas para a Bola de Ouro.

Em 2014/15 volta ao Sporting por empréstimo dos red devils, inserido no negócio que levou Marcos Rojo para Old Trafford, terminando, no fim dessa época, a ligação ao gigante de Manchester. Saiu para o Fenerbahçe, representou depois o Valência e a Lazio antes de, em 2018/19, fazer a terceira passagem pelos leões.

Em 2019 ruma aos Estados Unidos para vestir a camisola do Orlando City durante três anos, em 2021 volta a aventurar-se na Serie A pelo Veneza e em 2022/23 tem nova aventura 'exótica': ruma à Austrália para vestir a camisola do Melbourne Victory, acabando por lá fazer apenas 10 jogos.

OM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar