São Filipe, 31 Out (Inforpress) – O jogo da Taça dos Campeões entre Académica do Fogo, campeão do primeiro escalão, e União de São Lourenço, campeão do segundo escalão, na temporada passada, assinala o início da época futebolística 2024/25 na ilha do Fogo.
O primeiro jogo da nova época futebolística na região desportiva do Fogo está programado para as 16:00 de sábado, 02 de Novembro, no campo de São Lourenço que, pelo terceiro ano consecutivo, vai ser palco da maioria dos jogos das provas regionais, já que o Estádio 5 de Julho ainda se encontra em obras.
O presidente da Associação Regional de Futebol do Fogo (ARFF), João Domingos Barbosa, apontou que as condições estão reunidas para o início da época e que a associação procedeu à programação dos jogos previstos para o mês de Novembro.
Uma semana depois da realização da Taça dos Campeões, a formação da Académica voltará a entrar em campo para disputar o segundo troféu da época, a Supertaça do Fogo com a formação do Vulcânico.
A Supertaça é disputada entre o campeão regional da época 2023/24, Académica, e o vencedor da Taça Fogo em Futebol na temporada, Vulcânico.
O jogo da supertaça está calendarizado para o dia 09 de Novembro e no dia 10 realiza-se a cerimónia de abertura do campeonato regional do primeiro escalão com a realização do jogo Juventude – Botafogo, da primeira jornada.
A jornada será completada nos dias 16 e 17 de Novembro com os jogos União de São Lourenço – Valencia, Académica – Cutelinho, Juventus de Curral Grande – Luzabril e Vulcânico – No Pintcha, todos no campo de São Lourenço.
O presidente da ARFF disse que todas as equipas, num total de 17, das quais dez no primeiro escalão e sete no segundo, estão inscritas na plataforma.
No primeiro escalão estão inscritas as equipas da Académica, Botafogo, Juventude, Juventus de Curral Grande, Luzabril, Valencia, Vulcânico e União de São Lourenço (São Filipe) e Cutelinho, e No Pintcha (Mosteiros).
O município de Santa Catarina não tem qualquer representação, pela segunda época consecutiva, no campeonato do primeiro escalão.
No segundo escalão estão inscritos os clubes ABC de Patim, Atlântico, Brasilim e Nova Era (São Filipe) e Baxada, Desportivo e Parque Real (Santa Catarina do Fogo).
Os clubes Grito Povo, despromovido ao segundo escalão, e Atlético (Mosteiros) não conseguiram entrar na prova.
Do município de São Filipe ficou de fora a formação de Spartak, que foi campeão regional na temporada 2013/14, e, de Santa Catarina, ficam ausentes os clubes Esperança e Pavense.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar