Cidade da Praia, 27 Mar (Inforpress) – A Fundação Dretu, em parceria com a Liga Nazarena de Solidariedade, promove, a partir de hoje, uma formação de Assistente de Família destinada a 20 mulheres de diferentes bairros da cidade da Praia.
A formação, que conta ainda com o envolvimento da Associação das Empregadas Domésticas de Cabo Verde, tem a duração de três meses e foi projectado para dotar às participantes, provenientes dos bairros de Fonton, Águas Fundas, Pensamento, Paiol e Lém-cachorro, de habilidades essenciais para garantir o seu próprio sustento e melhorar a qualidade de vida de suas famílias.
De acordo com a programação, esta acção de formação que teve início, propositadamente, no Dia da Mulher Cabo-verdiana, uma forma encontrada para homenagear estas mulheres, vai ser ministrada em sete módulos alicerçados no “saber ser, saber fazer e saber ter”.
Na abertura desta formação, a primeira-dama Débora Katiza Carvalho, que presidiu o acto na qualidade da presidente da Fundação Dretu, disse que esta formação em Assistente da Família vai muito para além do que é chamada empregada doméstica, já que vai ao encontro da valorização pessoal e profissional de alguns segmentos, designadamente as mulheres que prestam serviços como trabalhadoras domésticas.
Débora Katiza Carvalho disse acreditar que esta aposta vai contribuir para ajudar as mulheres na conquista dos seus direitos como o seguro do trabalho e previdência social (INPS), bem como o ordenado, que normalmente praticado abaixo do salário mínimo, para que estas mulheres se valorizem como pessoas através da sua capacitação, assim como negociar com a entidade patronal.
Com esta formação, as participantes ficam capacitadas a prestar serviços nas áreas de culinária, lavandaria, cuidar crianças, idosos e de animais, entre várias outras áreas e tarefas, sendo que a Liga Solidariedade Social entra neste projecto como o braço social da Igreja Nazarena, que tem o diagnóstico de bairros já identificados.
A formação tem ainda o papel de empoderar as mulheres, sobretudo jovens desempregadas, de forma a que estas sejam colocadas no mercado de trabalho, para que se sintam valorizadas no quadro do saber ser, saber fazer e saber ter”, de forma a que passem a ter uma literacia financeira, determinante para a gestão dos seus rendimentos.
A Fundação Dretu, segundo a sua líder, pretende levar a cabo iniciativas idênticas a nível da prestação de serviços em todas as ilhas do País, onde se verificam oportunidades para a oferta destes serviços.
Esta acção de formação decorre diariamente no Salão Francisco da Veiga “Chico Lilia”, localizada na Igreja Nazarena em Achada de Santo António.
SR/HF
Inforpress/Fim
Partilhar