São Filipe, 11 Mar (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, preside hoje à abertura dos trabalhos do II Encontro da Rede de Reservas da Biosfera da Unesco da Comunidade dos Povos da Língua Portuguesa, CPLP.
O II Encontro da Rede de Reserva da CPLP decorre de hoje até sexta-feira, 15, na cidade de São Filipe, ilha do Fogo.
A sessão de abertura dos trabalhos, que vão decorrer no Auditório Padre Pio Gottin conta com a intervenção do presidente da Associação de Municípios do Fogo e Brava, Fábio Vieira, do secretário técnico da rede CPLP MaB, Joana Dias, que fará a contextualização do II encontro, do secretário executivo da CPLP, Zacarias da Costa, e da adida para a cooperação portuguesa em Cabo Verde, Odete Serra.
A seguir ao acto da abertura segue uma pausa cultural e o painel de conferência com o orador principal, que conta com intervenção do director da divisão de ciências ecológicas e da terra e secretário do programa MaB, António Abreu, e dos presidentes das reservas da biosfera do Maio e Fogo, Miguel Rosa e Nuías Silva, respectivamente e moderado pelo director executivo da Associação Projecto Vitó, Herculano Dinis.
A fechar o primeiro dia do II encontro está agendado um programa cultural e gastronómico de boas-vindas, com partilha entre as reservas dos desafios e oportunidades, apresentação das diferentes reservas com materiais trazidos pelas reservas e que ficarão disponíveis em sala posteriormente.
O primeiro período do segundo dia dos trabalhos é dedicado a reunião técnica CPLP MaB para análise de aspectos como o plano estratégico da CPLP MaB, pontos focais, cartas de princípio da rede, regulamento interno, sustentabilidade da CPLP MaB, plano de comunicação e o plano CPLP MaB para o terceiro ano.
O segundo período é destinado a acção de capacitação de iniciativas piloto da CPLP MaB na questão do turismo sustentável, paisagens-alimentares e serviços de ecossistemas, assim como a organização das visitas técnicas e constituição dos grupos de trabalhos sobre iniciativas-piloto.
O II Encontro da Rede de Reservas da Biosfera da CPLP é um evento internacional de muita relevância para Cabo Verde e reveste de particular importância para a ilha do Fogo.
O evento contará com a participação de especialistas técnicos e quadro técnicos das Reservas da Biosfera e/ou comités de MaB nacionais, quadro dos ministérios com competências sobre as reservas e representantes das reservas do Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.
O Projecto Rede de Reservas da Biosfera da CPLP, denominado de “CPLP MaB” (Homem e Biosfera, sigla em inglês) é apoiado pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e implementado desde Janeiro de 2022, pela Associação para a Cooperação e o Desenvolvimento (Actuar)
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar