Santa Catarina: Projecto de valorização turística e ambiental de Achada Leite e Charco vai trazer uma nova dinâmica a essas comunidades - responsáveis

Inicio | Economia
Santa Catarina: Projecto de valorização turística e ambiental de Achada Leite e Charco vai trazer uma nova dinâmica a essas comunidades - responsáveis
15/04/25 - 10:50 pm

Assomada, 15 Abr (Inforpress) – O ministro do Turismo e Transportes e o presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina consideraram hoje que o projecto de valorização ambiental de Achada Leite e Charco vai trazer nova dinâmica a essas comunidades.

No acto do lançamento do projecto, o ministro, José Luís Sá Nogueira, avançou que estas duas localidades são muito isoladas e o projecto de requalificação, acredita o governante, vai torná-las mais atractivas, não só para servir a população, mas também para atrair turistas com curiosidade de conhecer as aldeias rurais. 

O projecto para estas duas localidades está orçado em 43.716.768$00 e vai ser executado entre 2025 a 2026.

Pretende-se com o programa construir o miradouro “Pilon d nhor Des”, requalificar a trilha e a construção da escadaria de acesso a Águas Belas, requalificação do tanque e da trilha Charco – Labada Riba.

Igualmente, segundo o ministro, o projecto vai trabalhar na capacitação dos beneficiários, fomento empresarial e educação ambiental, além do processo de requalificação de todas estas localidades, intervenções nas casas das famílias, entre outras, para dotar as casas, famílias e localidades de todas as condições para receber turistas e visitantes.

O impacto, conforme ressaltou o governante, vai ser directo na população, na medida em que se vai aproveitar essas infraestruturas que vão ser criadas neste processo de requalificação, e, ao mesmo tempo, criar condições para que a população passe a ter actividades de pequenos negócios e oferecer serviços aos turistas e assim ter a própria sustentabilidade económica. 

Aliás, o ministro reforçou que o objectivo do projecto é criar atractividade, gerar pequenos negócios, fazer com que os turistas aproximem e, sobretudo, gastar dinheiro no sentido de gerar renda e emprego.

Segundo a mesma fonte, este é um trabalho que está a ser feito em todo o país através do Ministério do Turismo e Transportes, com o financiamento do Fundo do Turismo e do Fundo do Ambiente, em parceria com as câmaras municipais.

Ainda no quadro turístico e de pontos que favorecem o município de Santa Catarina, mencionou o centro de olaria de Fonte Lima que considerou como sendo algo fantástico, mas também a obra de requalificação do museu Norberto Tavares que vai trazer uma polivalência e uma dinâmica ao município, juntamente com outros espaços que estão a tentar recuperar no concelho.

Igualmente, o presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina de Santiago, Armindo Freitas, enalteceu as vantagens e as mais-valias que o projecto vai trazer a estas comunidades, com intervenções desde o saneamento básico, formação, sensibilização e obras de requalificação nas localidades, intervenções nas casas das famílias.

O autarca garantiu que vão fazer de tudo para que as obras físicas se iniciem dentro de um mês.

Da parte da população, Ercilina Borges demonstrou a sua satisfação com essas intervenções, realçando que este projecto veio trazer luz e oportunidades aos jovens dessa comunidade, exemplificando que no seu caso já está a pensar em retomar o seu negócio na área de restauração que tinha no centro da cidade de Assomada, agora na sua própria zona.

MC/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar