Fonoaudióloga aconselha e dá dicas para o uso correcto da voz

Inicio | Sociedade
Fonoaudióloga aconselha e dá dicas para o uso correcto da voz
16/04/25 - 03:00 am

Cidade da Praia, 16 Abr ( Inforpress) – A fonoaudióloga Telma Pereira aconselhou hoje a todas as pessoas a cultivarem o hábito de beber muita água para hidratar e fazer a respiração pelo nariz e diafragmatica, considerando que são actos importantes para terem uma voz mais saudável.

Essas sugestões foram feitas por Telma Pereira, em entrevista à Inforpress, no Dia Mundial da Voz, que se comemora hoje, 16 de Abril, este ano sob o tema “Fortaleça a sua Voz". 

A comemoração deste dia, segundo esta especialista, visa conscientizar as pessoas sobre a importância da voz e dos cuidados necessários para preservá-la e ainda promover a vigilância em relação às questões relacionadas com ela.

Segundo a especialista, beber água frequentemente, ter uma boa alimentação, atenção à respiração, dormir bem, aquecer a voz antes de usá-la, são cuidados essenciais para se ter uma voz saudável. 

Aconselhou ainda que se evite falar em lugares barulhentos, pigarrear “coçar garganta”, não gritar e sussurrar, evitar roupas apertadas nas regiões do pescoço e do abdómen quando for utilizar a voz, evitar consumo de bebidas alcoólicas, café, leite, chocolate antes do uso da voz. 

Para a Fonoaudióloga é “fundamental” que as pessoas utilizem a voz de uma forma adequada para evitar lesões e garantir o seu bom funcionamento ao longo da vida.

“As pessoas não estão a utilizar a voz de forma adequada, não fazem ingestão de água frequente, não procuram os serviços adequados de otorrino e principalmente da fonoaudiologia”, afirmou.

A profissional de saúde realçou que a voz é “super-importante”, isto porque é através dela que as pessoas expressam as suas ideias, emoções e ainda se conseguem comunicar.

 “A nossa voz é a nossa identidade”, disse.

Recomendou às pessoas a procurarem o serviço de otorrinolaringologia e de fonoaudiologia logo quando perceberem qualquer mudança na voz, evitando assim que a situação se agrave. 

Advertiu os professores a evitarem falar enquanto escrevem com giz e os artistas a aquecerem a voz antes de usá-la.

Diz necessário criar políticas públicas para prevenção da voz a começar desde jardim, porque há casos de crianças com disfonia devido ao mau uso da voz. 

O mau uso da voz acarreta ou desencadeia alguns problemas, dos quais a disfonia ou afonia, laringite , nódulos vocais.

O Dia Mundial da Voz, um instrumento importante na comunicação, é comemorado no dia 16 de Abril. Esta celebração tem por objectivo alertar para a importância da voz e dos cuidados necessários para a preservar..

DG/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar