Fogo: Projecto da Coopesca com financiamento garantido pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Inicio | Cooperação
Fogo: Projecto da Coopesca com financiamento garantido pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
16/10/24 - 08:04 am

São Filipe, 16 Out (Inforpress) – O presidente da Cooperativa dos Pescadores Artesanais e Profissionais da Ilha do Fogo (Coopesca), Bruno Teixeira, anunciou o financiamento do projecto de pesca sustentável pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

O pedido de financiamento do projecto foi submetido à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em Cabo Verde e área da Europa, que o aprovou, através do programa do fundo humanitário da Igreja.

Este, segundo a mesma fonte, tem um “papel importante” na vida da sociedade na ajuda às famílias, pessoas e comunidades, através de projecto comunitário com vínculo sustentável e autossuficiente.

O projecto terá duração de um ano a contar de 25 de Outubro de 2024 e representa um financiamento no valor superior a 5.700 contos para aquisição de equipamentos de pesca e do suporte aos barcos, para ajudar na resolução dos problemas de saída e entrada das embarcações no cais de pesca do porto de Vale dos Cavaleiros.

Além disso, o projecto incluirá a formação e capacitação de jovens, permitindo que aprendam a pescar e obtenham sua cédula marítima e, com esta iniciativa, promover o desenvolvimento da pesca em São Filipe e na ilha do Fogo.

Entre os equipamentos a serem adquiridos, Bruno Teixeira apontou atrelados de seis a oito metros para transporte de barcos e um guincho para puxar embarcações, especialmente em dias de mar agitado, quando a segurança das embarcações atracadas no porto pode estar em risco.

A embarcação disponibilizada pela câmara de São Filipe foi utilizada apenas em fase experimental este ano, devido à falta de materiais de pesca.

Com o novo financiamento, o presidente da Coopesca disse esperar que esses desafios sejam superados.

Fundada em 2022, a Coopesca tem como objectivo promover e desenvolver actividades pesqueiras que garantam uma pesca sustentável e não de mera sobrevivência.

A cooperativa está comprometida em investir na formação e capacitação de seus membros, com a visão de estabelecer uma infraestrutura sólida e uma equipa administrativa forte, capaz de liderar e guiar todas as actividades no sector da pesca e trazer inovação e uma nova vida ao sector a nível empresarial e social.

JR/AA

Inforpress/Fim

Partilhar