São Filipe, 12 Mar (Inforpress) – O plano estratégico da CPLP MaB e a carta de princípio da rede são analisados hoje na reunião técnica do II Encontro da Rede de Reservas da Biosfera da Unesco na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Na reunião técnica, que envolve os representantes das Reservas da Biosfera dos seis países da CPLP, nomeadamente Portugal (12 reservas), Brasil (sete reservas), Cabo Verde (duas reservas – Fogo e Maio) e Guiné-Bissau, Moçambique e S. Tomé e Príncipe (uma reserva cada) vão analisar ainda a questão da sustentabilidade da CPLP MaB, plano de comunicação e o plano da CPLP MaB para o terceiro ano.
O período da tarde do segundo dia do encontro da Rede de Reserva da Biosfera na CPLP é destinado à acção de capacitação de iniciativas piloto CPLP MaB, que contempla três grandes roteiros, nomeadamente o “turismo sustentável”, “paisagens-alimentares” e “serviços de ecossistemas”.
A escolha dos roteiros visa, segundo Joana Dias do secretariado executivo da Rede, imprimir e motivar a todos a crescer e a consolidar a rede e para que a harmonia entre a preservação do património natural e o bem-estar das comunidades das reservas seja uma realidade.
Durante a reunião técnica será organizada a constituição dos grupos de trabalho sobre iniciativas-pilotos e as visitas técnicas que acontecem na quarta e quinta-feira, 13 e 14 de Março, para permitir que os representantes das demais reservas conheçam “in loco” um pouco mais a Reserva da Biosfera do Fogo e alguns elementos importantes.
De entre os sítios a serem visitados consta o Parque Natural do Fogo, Chã das Caldeiras, Bordeira, Salinas, praia de Fonte Bila (principal praia de nidificação e balnear da ilha), além da visita arquipelágica já realizada à costa de São Filipe para conhecimento da extensão marítima da reserva e a riqueza da biodiversidade.
JR/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar