São Filipe, 24 Ago (Inforpress) – A asfaltagem da estrada nacional desde Xaguate até Campanas de Cima na parte alta do norte do município de São Filipe vai ser o desafio do próximo mandato, disse o edil de São Filipe, Nuías Silva.
Nuías Silva, que presidiu na tarde de sexta-feira à inauguração do troço de estrada de acesso e desencravamento da comunidade de Albarca, zona alta do norte de São Filipe reconstruída após os estragos provocados pelas chuvas do ano passado anunciou um conjunto de outras intervenções para desencravamento de localidades e de infraestruturação urbana.
“O sonho é no próximo mandato trabalhar em conjunto com o Governo e conseguir convencer o Governo para uma parceria para asfaltar a via desde Xaguate, saída da cidade de São Filipe, passando por São Lourenço, Lomba, Velho Manuel até Campanas de Cima” afirmou Nuías Silva.
Conforme o autarca, a aposta é ter este troço de estrada ampliado e asfaltado para permitir que estas zonas, que têm “grande potencialidade agroturística”, tenham acesso a estrada de primeiro mundo e desenvolver o turismo rural e agronegócio.
Com relação a estrada de acesso e desencravamento da comunidade de Albarca, Nuías Silva disse que é mais um compromisso honrado com a comunidade e lembrou que no final de ano passado reuniu-se com comunidade para auscultar o que a câmara podia fazer para melhorar a comunidade.
O primeiro pedido e consensual, acrescentou, foi para a construção da estrada e criar acesso e desencravar a localidade de Albarca que passou por algum sofrimento com as chuvas que danificaram o acesso de terra batida.
Segundo o autarca, pouco tempo depois a câmara iniciou o trabalho que culminou sexta-feira com a entrega da estrada de acesso, numa extensão de cerca de um quilometro, calcetada e com muros de protecção à comunidade de Albarca que permite, não só as pessoas ter acesso facilitado a bens e serviços como também fazer escoamento dos produtos e melhorar acessibilidade em caso de emergência.
“É um investimento importante feito na modalidade de geração de emprego na comunidade e que ronda os seis mil contos”, afirmou Nuías Silva, para quem o facto de a comunidade estar satisfeita porque tem acesso àquilo que precisa, a câmara também está satisfeita com a realização de mais um compromisso.
Nuías Silva avançou que a estrada é para continuar de modo a desencravar a zona mais alta e permitir maior acessibilidade e escoamento de produtos e salientou que o trabalho que a sua equipa tem feito vai ao encontro das aspirações dos munícipes, independentemente da filiação político-partidário, e do desenvolvimento do município.
Além de Albarca, Nuías Silva disse que está em curso a construção de estradas de desencravamento de localidades como Aleixo Gomes, cuja parte relacionada com corte do terreno está concluída, Lomba, Renque, Ribeira Filipe, Achada Mentirosa com parceria da associação local, Monte Grande, Lacacã, Queimada.
Após a conclusão dos trabalhos no interior, adiantou, a máquina vai ser deslocada para a zona de Xaguate, zona de expansão de cidade de São Filipe para norte, cujos lotes de terreno foram vendidos anteriormente sem que os trabalhos de infraestruturação fossem realizados.
Assegurou que a sua equipa vai infraestruturar esta área de expansão em nome do compromisso com o desenvolvimento da cidade.
O edil disse que nos próximos dias uma outra máquina vai ser reparada para iniciar trabalho na zona sul da cidade, nomeadamente em Cutelo de Açúcar e Montinho.
“No próximo ano vamos trabalhar na asfaltagem da zona de Xaguate e Montinho porque a modernidade que estamos a introduzir é tentar asfaltar o máximo de ruas possível”, avançou.
A estrada de acesso a Albarca a partir de Domingos Ledo tem uma extensão de 800 metros de comprimento, calcetada e com muros de protecção.
A população da Albarca manifestou a sua satisfação com o desencarceramento da localidade e segundo uma das moradoras há mais de oito anos que a comunidade esperava pela estrada que vai resolver muitos problemas.
A moradora narrou alguns episódios de sofrimento vividos pela comunidade, sobretudo no período das chuvas, para chegar à estrada principal e agradeceu a edilidade de São Filipe pela materialização de um dos “sonhos” e reivindicação da comunidade de Albarca com a construção da estrada que vai transformar e perspectivar novos tempos e oportunidades para a localidade.
JR/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar