São Filipe, 11 Out (Inforpress) – Os alunos do terceiro ciclo da escola secundária Dr. Teixeira de Sousa participaram hoje, em São Filipe, numa palestra para assinalar o Dia Internacional para Redução do Risco de Desastres.
O Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres é celebrado no dia 13 de Outubro, e por coincidir com um dia não lectivo, o Comando Regional do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB) antecipou a comemoração com a realização da palestra destinada aos alunos do 11º. e 12º. da escola secundária Dr. Teixeira de Sousa.
Com o lema "Empoderamento da próxima geração para o futuro resiliente" a palestra, segundo o comandante regional do SNPCB, Edson Alfama, teve como foco a sensibilização e a educação sobre gestão de riscos e desastres para preparar os jovens para enfrentar os desafios futuros.
A palestra contou com a colaboração da delegacia de saúde e dos Bombeiros Municipais de São Filipe e foi abordado questões essenciais sobre o risco de desastres, a resiliência, a gestão de riscos e as mudanças climáticas, com ênfase nos desastres naturais.
A palestra serviu também para transmitir aos participantes o conhecimento sobre os riscos globais e locais, com particular atenção para as ilhas do Fogo e Brava, devido à presença de um vulcão activo e à ocorrência de sismos frequentes, respectivamente, mas também a importância da preparação para enfrentar esses riscos e a necessidade de acções preventivas para mitigar os impactos desses desastres.
Além dos temas sobre desastres, a palestra incluiu uma sessão informativa sobre a dengue, ministrada por uma enfermeira da delegacia de Saúde de São Filipe que abordou com os estudantes a questão relacionada com os mosquitos transmissores, o ciclo de vida dos criadores, a propagação da doença, seus sintomas e as formas de prevenção.
Os Bombeiros Municipais realizaram uma demonstração prática de técnicas de primeiros socorros, com explicação de como proceder em situações de incidentes que possam ocorrer dentro da comunidade escolar.
A iniciativa faz parte dos “esforços contínuos” de conscientização sobre a importância da preparação e da resiliência diante de desastres, envolvendo os jovens como agentes fundamentais para garantir um futuro mais seguro e resiliente.
JR/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar