São Filipe, 29 Jan (Inforpress) – O reitor da Universidade de Santiago (US), Gabriel Fernandes, estará de visita à ilha do Fogo nos dias 30 e 31 para encontro de trabalho com a câmara de São Filipe para estreitar laços de cooperação.
Durante o encontro entre o reitor e o presidente da câmara de São Filipe, Nuías Silva, será discutida a celebração de um protocolo de intenções entre a câmara e a US para colaboração em áreas de interesse comum como o desenvolvimento educacional, a formação profissional e a promoção de projectos que beneficiem a comunidade local e os estudantes da ilha.
A visita do reitor e a assinatura do protocolo de intenções refletem o compromisso da US com o desenvolvimento das diversas regiões de Cabo Verde e a melhoria das condições de ensino superior no país.
O protocolo de intenções pode abranger a instalação do Centro de Recursos Tecnológicos e Universitários de São Filipe, que consta do plano de actividades para 2025, e que visa impulsionar a educação e o desenvolvimento profissional dos estudantes
Este “projecto inovador”, anunciado durante a campanha eleitoral, tem como principal objectivo fornecer suporte e acesso aos recursos educacionais e tecnológicos aos estudantes universitários de modo a promover melhoria do desempenho académico e facilitar acesso a oportunidades educacionais e desenvolvimento profissional, através de uma série de recursos e parcerias com diversas universidades.
O projecto visa oferecer um espaço totalmente equipado com tecnologia, acesso à internet e bibliotecas físicas e digitais, permitindo aos estudantes melhores condições para o desempenho acadêmico.
Além disso, o centro contará com um espaço colaborativo para estudo e troca de conhecimentos, estimulando um ambiente de aprendizagem interativo e enriquecedor.
Entre os objectivos específicos estão a criação de um espaço adequado para pesquisas e actividades acadêmicas, suporte técnico para o uso de recursos tecnológicos e orientação académica para a resolução de eventuais dificuldades.
A iniciativa também promove a aprendizagem prática por meio de experiências formativas e simulações de situações reais do mercado de trabalho, contribuindo para a capacitação dos estudantes e preparando-os para o futuro profissional.
Espera-se que o Centro de Recursos Tecnológicos e Universitários de São Filipe traga “melhorias significativas” no desempenho académico dos estudantes, ao facilitar o acesso a tecnologias e recursos educacionais.
Além disso, a implementação do centro deve ampliar as parcerias entre o município e instituições de ensino, fortalecer a troca de conhecimentos entre os estudantes e expandir a oferta de cursos de capacitação, workshops e palestras.
O centro beneficiará directamente os estudantes universitários, oferecendo-lhes um local de estudo adequado e acesso a recursos essenciais.
Professores e pesquisadores poderão utilizar as instalações do centro para apoiar suas actividades académicas, bem como a sociedade civil que poderá ter acesso e participar de eventos educativos e informativos organizados no espaço.
Com a criação do centro, São Filipe quer consolidar-se como um polo de educação, inovação e desenvolvimento e contribuir para a formação académica e profissional dos jovens e fomentar a troca de conhecimento entre diferentes gerações.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar