São Filipe, 22 Out (Inforpress) – O programa de incubação "Sementes de Ideias", uma iniciativa que durante seis meses apoiou jovens empreendedores da região Fogo/Brava no desenvolvimento e estruturação dos seus negócios, foi encerrado hoje com apresentação dos 12 projectos finalistas.
A cerimónia de encerramento contou com a presença de representantes institucionais e parceiros estratégicos, incluindo o presidente da Pro-Empresa, Ednei Cabral, o representante da ONUDI, Rui Levy, e o vereador da Câmara Municipal de São Filipe, António Cula.
O projecto, promovido pela UNIDO e pelo PNUD, com implementação técnica coordenada pela BIC e participação activa das quatro câmaras municipais da região, teve início com a selecção de 40 candidatos.
Destes, 27 conseguiram graduar-se, culminando na apresentação dos 12 projectos finalistas, entre os quais serão escolhidos os três vencedores que irão receber prémios em “capital semente” de 300 mil, 200 mil e 100 mil escudos, respectivamente, para registo de capital social da empresa e para utilização na aquilo que entenderem ser importante para as empresas vencedoras, segundo Rui Levy.
Além disso, serão atribuídos quatro prémios de mérito, no valor de 50 mil escudos, para o melhor projecto de cada um dos quatro municípios da Região Fogo/Brava.
Na sua intervenção o presidente da Pró-Empresa, Ednei Cabral, destacou o forte envolvimento da Pró-Empresa desde o início do programa.
“É com enorme satisfação que a Pró-Empresa participa neste momento de encerramento para testemunhar os projectos finalistas. Desde o início, engajamo-nos com espírito de compromisso porque a nossa missão é, justamente, facilitar a criação e o desenvolvimento de empresas”, disse.
Segundo o presidente da Pró-Empresa, a entidade teve um papel activo em várias fases do projecto, desde o aconselhamento inicial, passando por acções de capacitação e mentoria, até à implementação prática dos negócios.
“Este projecto é especial para nós porque acompanhámos empreendedores em diferentes estágios, desde a idealização até à implementação. A nossa intervenção só é possível graças às parcerias com outras instituições que permitem oferecer incentivos reais e promover o acesso ao financiamento”, referiu o presidente da Pró-Empresa
O representante da UNIDO, Rui Levy, sublinhou a importância da incubação como ferramenta de transformação para os jovens empreendedores.
“O programa proporcionou formação online, acompanhamento técnico e resultou na elaboração de planos de negócios concretos. Agora, com os 12 finalistas, estamos a premiar os melhores projectos, mas também a lançar sementes para o futuro”, referiu Rui Levy
O mesmo anunciou ainda a criação da Incubadora Regional “Fogo e Brava Innovation Lab”, que será oficialmente lançada esta quinta-feira, 23, e que, segundo Rui Levy, dará continuidade ao apoio aos empreendedores, especialmente àqueles cujos planos ainda não foram implementados, com vista à aceleração e desenvolvimento dos seus negócios.
Os 12 projectos finalistas abrangem nove áreas de actividade, incluindo agricultura, restauração, arte, cultura, turismo, serviços, comércio, salão de beleza e pecuária.
A nível geográfico, os finalistas representam os quatro municípios da região: cinco projectos de São Filipe, quatro de Santa Catarina do Fogo, dois da Brava e um dos Mosteiros.
O encerramento do projecto "Sementes de Ideias" marca, não apenas, o fim de um ciclo de formação, mas reforça o compromisso colectivo de instituições e parceiros em continuar a apoiar o empreendedorismo jovem e o desenvolvimento económico sustentável na região.
JR/HF
Inforpress/Fim
Partilhar