São Filipe, 21 Mai (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de São Filipe, Nuías Silva, destacou hoje a importância da parceria com o Ministério da Cultura para a reabilitação e modernização do Museu Municipal e a sua transformação numa referência nacional.
Durante a sua intervenção no acto de apresentação pública do projecto de reabilitação e modernização do museu de São Filipe, o edil sublinhou o compromisso conjunto em transformar a infra-estrutura num verdadeiro centro de valorização histórica, cultural e turística da ilha do Fogo.
Durante o acto, Nuías Silva lembrou que o museu foi originalmente criado em 2008 pela própria autarquia, numa iniciativa que contou com o apoio da cooperação portuguesa, nomeadamente, da Câmara Municipal de Palmela, geminada com São Filipe, e defendeu que "o papel fundamental das câmaras municipais é introduzir dinâmicas nos seus territórios e que devem ser sempre construídas em conjunto, em parceria".
Segundo Nuías Silva, o projecto de reabilitação agora apresentado não visa apenas restaurar o espaço, mas redefinir o conceito museológico da cidade para que o equipamento cultural se torne um pilar da identidade local.
“Não queremos apenas mais um museu. Queremos o museu que representa verdadeiramente São Filipe e a ilha do Fogo”, enfatizou o autarca que lembrou que a proposta de requalificação surgiu em 2021, quando a vereadora da Cultura sugeriu incluir o projecto nas directrizes do Fundo de Sustentabilidade Social do Turismo.
A ideia, explicou, foi submetida ao Instituto do Património Cultural (IPC), que deu parecer positivo, abrindo caminho para a reabilitação do museu que será incluído na Rede Nacional de Museus de Cabo Verde.
Além de preservar a história da ilha do Fogo, o novo museu pretende contar a trajectória da cidade de São Filipe, a segunda urbe a ser povoada em Cabo Verde, logo após a Ribeira Grande de Santiago.
“Queremos um espaço que conte as histórias das nossas gentes, da nossa cultura, das nossas tradições e que sirva de referência nacional e internacional no contexto do turismo cultural”, afirmou Nuías Silva.
A reabilitação do Museu de São Filipe integra um projecto mais amplo de valorização do património cultural cabo-verdiano, com investimento inicial de 18.600 contos, podendo ascender a um valor muito maior com a inclusão do projecto museográfico, financiado pelo Fundo do Turismo, através do Programa Operacional para o Turismo (POT).
JR/HF
Inforpress/Fim
Partilhar