Fogo: Missão médica realiza cirurgias no Hospital Regional São Francisco de Assis” e alivia lista de espera

Inicio | Cooperação
Fogo: Missão médica realiza cirurgias no Hospital Regional São Francisco de Assis” e alivia lista de espera
10/04/25 - 03:08 pm

São Filipe, 10 Abr (Inforpress) – O Hospital Regional São Francisco de Assis recebeu no dia 05 de Abril e durante uma semana uma missão médica cabo-verdiana-americana que realizou cerca de duas dezenas de grandes cirurgias, pequenas intervenções e consultas de clínica geral.

A missão de “Cabo verdean american medical society”, segundo o director clínico do Hospital Regional São Francisco de Assis (HRSFA), Dionísio Semedo, vinha sendo preparada há algum tempo em articulação com a direcção do hospital e o Dr. Júlio Teixeira e sua equipa e teve um impacto “altamente positivo” para os pacientes e para os serviços hospitalares da ilha.

Segundo o director clínico do HRSFA, as intervenções foram um sucesso e permitiram aliviar a carga emocional dos pacientes e da própria unidade hospitalar, que enfrentava uma lista de espera crescente.

“Realizámos cerca de duas dezenas de cirurgias (17) de maior complexidade, cuja realização na ilha apresentava algumas dificuldades. A adesão dos pacientes foi muito boa, e tanto a equipa local como a da missão estiveram à altura da demanda”, destacou o director clínico.

Com a chegada recente de um novo cirurgião residente para substituir o anterior, os casos menos complexos continuam a ser resolvidos localmente, o que também contribui para a diminuição progressiva da lista de espera, disse Dionísio Semedo.

Além das cirurgias, a missão médica também ofereceu consultas de clínica geral e deixou materiais médicos para o bloco operatório.

Uma caixa adicional com equipamentos, enviada antecipadamente, por dificuldade na comunicação, encontra-se na Cidade da Praia e deverá chegar à ilha nos próximos dias, após resolução de questões logísticas.

A equipa da missão foi composta por sete profissionais, incluindo um cirurgião sénior, anestesista, pediatra, enfermeiras, auxiliar de cirurgia e uma médica de clínica geral, sendo que dois dos profissionais têm origem na ilha do Fogo, o que tornou o momento ainda mais especial.

Durante cerca de uma semana, os especialistas trabalharam lado a lado com os profissionais do hospital, o que contribuiu para a formação contínua e fortalecimento da capacidade técnica da unidade.

Elisabeth Gomes Teixeira integrante da missão médica de “cabo verdean american medical society” enalteceu o espírito de colaboração e profissionalismo da equipa que ajudou a aliviar a lista de espera como também trouxe esperança a muitos pacientes que não tinham condições de se deslocar para fora da ilha para realizar uma cirurgia.

Segundo a mesma, a ideia é realizar missão do género anualmente, mas sublinhou que o objectivo da missão é cobrir todas as ilhas.

A direcção do HRSFA agradeceu os membros da missão com a entrega de certificado de reconhecimento e espera que este tipo de iniciativa se torne anual.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar