Fogo: “Djarfogo na tapeti brumedju" homenageia Manuel de Jesus com atribuição do Prémio Carreira

Inicio | Cultura
Fogo: “Djarfogo na tapeti brumedju" homenageia Manuel de Jesus com atribuição do Prémio Carreira
17/04/25 - 09:29 am

São Filipe, 17 Abr (Inforpress) – A segunda edição do “Djarfogo na tapete brumedju” (Ilha do Fogo no tapete vermelho), que acontece no dia 24 de Abril, homenageia Manuel Jesus de Pina, conhecido como Nenelo Bonga, com atribuição do Prémio Carreira.

De acordo com a organização do evento, a atribuição do Prémio Carreira ao professor reformado, músico e antigo futebolista, visa reconhecer toda a trajetória de Nenelo Bonga e o seu contributo e dedicação à música foguense ao longo de vários anos.

Nenelo Bonga, do seu nome completo Manuel Jesus de Pina, nasceu na cidade de São Filipe, foi professor de Língua Portuguesa na Escola Secundária Dr. Teixeira de Sousa, músico e activista cultural e sócio/gerente da Escola de Música Bokarrom.

Gravou com o grupo Bokarrom o CD “Símbolo d´União” e participou nas gravações com Neuza de Pina (CD Flor di Bila), Minó de Mamá e em vários festivais, nomeadamente das festas de São Filipe, festival de Gamboa e da Baía das Gatas, juntamente com Mino e Augusto Cego.

A nível desportivo representou as cores das equipas de Juventude, Vulcânico e Académica, todas da cidade de São Filipe.

Segundo Joshua Cardoso, um dos membros da organização do “Djarfogo na tapete brumedju”, a ideia é homenagear as pessoas em vida para que possam participar e receber o seu reconhecimento.

Com relação à primeira edição, a segunda contempla 20 categorias musicais, mais três que a primeira, e 26 menções honrosas.

No desporto, as menções honrosas vão premiar voleibol, futebol coletivo e individual, basquetebol sénior e júnior, hipismo, andebol masculino e feminino, futsal, natação, sendo que os três últimos são novidades em relação à primeira edição.

Na cultura e artes, as menções honrosas vão para o Carnaval de São Filipe e Mosteiros, no reconhecimento/contribuição as menções vão para Leal Desporto-Mosteiros, Danilo Dinis, Banda Sete Sóis Sete Luas e English School.

A nível de projecto de acção social estão na lista o Projecto Vitó, Projecto Zé Luís Solidário e na categoria de desenvolvimento do fogo estão a s câmaras de São Filipe, Santa Catarina do Fogo e Mosteiros.

No domínio de protecção civil/social estão as instituições como a Polícia dos três municípios e em termos de empreendedorismo a Belltrust e Atlantic Shipping.

Em termos musicais, na categoria de coladeira do ano estão nomeados “desilusão” de Dimas, “força de dola” de DMX Cotchi Cotchi e “kel dia bu n_ ganan” de Isabelle Gomes.

As músicas de “Mane Kakinha” de Dany Fontes, “Dento tchon de talaia” de Lela Lopes e “Paladron” de Vantino estão nomeados para categoria de talaia baxu, e “Nha mãe” de Dany Fontes, “Brada Maria” de Isabelle Gomes e “Mama de Tanchinha” de Michel Montrond para a categoria morna do ano.

Para a categoria Hip hop estão as músicas “Abandonado” de Old, “Nu ta viveba feliz” de Kingston e “vida” de Valdir 12 ano, para Afrobeat/afrohouse as musicas “paka skesi” de Adérito de Pina FT MC Prego Prego, “Ka bu deian” de MRS rappers e “celebra bu inveja” de Maggy Gomes e para Dj do Ano estão nomeados Deejay Sambriu, Deejay Love e Deejay Cash.

Para produtor do ano estão nomeados Cleu Cardoso, Valdo Andrade e Platini Beatz, para produtor evento Fogo Entertainment, Events Silas Sebah e Sebah Events e para Produtor videoclip estão  Dan fala studio, Teb Starz e Fogu x studio.

Na categoria Ritmo Internacional estão nomeados “Pa nha zona” de Putos de Gueto, “Manti bu fé” de Taylor Weedais e “Sabi na bo” de Du Marthaz FT Passada Barbosa, para categoria de Kizomba “Terra terra” de Adérito de Pina, “Ponto fraco” de Baby Boy e “É mentira” de DJ love Ft Rasta Balla & Mika Veiga

Para intérprete feminino estão nomeados Jeiza Montrond com “Mama”, Isidora com “Melody” e Isabelle Gomes com “Kel dia bu n_gana” e para intérprete masculino DYH Martins com “Amor bem li”, Niverty “faze” e Samyr Lopes “acredita”.

Para melhor colaboração estão nomeados Gee Freshh FT Jeiza Montrond “So bazofaria”, Steve Brandão, Edu, Kinzim e Wise Hendrick “Sabi na mundo” e Du Marthaz Ft Passada Barbosa “Sabi na bo”.

Para melhor vídeo clip concorrem “apaixonado live” de Du Marthaz, “Guita” de OJ Nast e “violência” de Vanessa SSAneva, para o melhor álbum “Sarai the rebirth” de Vargas Monteiro e “Mas um dia” de  Michel Montrond.

Artista revelação estão nomeados Hélder Pina “Redi social”, MJI “falta” MJI e Niverty “Faze”, para a música do ano “So bazofaria” de Gee Freshh FT Jeiza Montrond, “vovó” de Licony e “Sabi na bo” de Du Marthaz FT Passada Barbosa

Para música popular “So bazofaria” de Gee Freshh FT Jeiza Montrond, “Mama” de Jeiza Montrond e “Sabi na bo” de Du Marthaz FT Passada Barbosa e para melhor banda ao vivo os grupos Triu de Fogu, Fogo em Chama e Pó de Lume.

JR/AA

Inforpress/Fim

 

Partilhar