São Filipe, 18 Abr (Inforpress) - As tradicionais festas do dia do município e da bandeira de São Filipe, na ilha do Fogo, uma das mais emblemáticas celebrações culturais do país, arrancam este sábado, 19, com uma programação mais “ambiciosa, diversificada e prolongada”.
A edição de 2025, segundo o presidente da câmara de São Filipe, Nuías Silva, estende-se até depois do dia 1.º de Maio e consolida-se como um “verdadeiro ponto de encontro entre cultura, desenvolvimento local e a diáspora”.
Nuías Silva destacou que os preparativos decorrem dentro da normalidade e que, apesar de este ser apenas o terceiro mês do novo mandato, as bases para a realização das festividades foram lançadas desde o final do ano passado.
“As festas de São Filipe continuam a afirmar-se como uma das maiores manifestações tradicionais e folclóricas do país, e como um produto turístico em consolidação. Estamos a criar um cronograma mais longo, o que permite dinamizar a economia local por um período mais extenso”, sublinhou Nuías Silva.
Este ano, as actividades iniciam-se mais cedo do que o habitual, tradicionalmente celebradas a partir de 25 de Abril, e contarão, à semelhança do ano passado, com dois palcos, Presídio e Alto São Pedro, com reforço na oferta cultural e musical.
A chegada de emigrantes começou desde o início de Abril, mas a partir do dia 15 o fluxo aumentou, e de acordo com o autarca, a Cabo Verde Interilhas e a TACV já anunciaram reforço nas ligações marítimas e aéreas para responder ao aumento da procura durante o período das festividades.
Além dos jogos de mesa e da prova de natação que começaram no passado dia 13 de Abril, o grosso das iniciativas inicia-se a partir do dia 19 de Abril com o torneio sub-12 em futebol e a realização da segunda edição de “hawaiian beach party” na praia de Nossa Senhora da Encarnação que é uma espécie de chamariz para as actividades culturais para as festas.
Além da “hawaiian beach party”, a parte cultural das festividades de São Filipe 2025 inclui a realização de Miss 40 Mais Unique, noite branca, I love Fogo e quatro noites de bailes na emblemática praça do Presídio, palco principal das festas de São Filipe.
Assim, as actividades no Presídio, segundo Paulo Brandão, mais conhecido por DJ2, do Fogo Entertainment, empresa responsável pela organização dessas actividades culturais, este ano a programação musical será mais curta, mas de maior qualidade, com média de quatro artistas/grupos por noite.
Para descentralizar a parte cultural, a câmara instalará um segundo palco no Alto São Pedro, de 27 a 30 de Abril, com programação musical direccionada a crianças, jovens e adultos que não se podem deslocar, durante a noite, ao Presídio.
"Queremos que todos tenham acesso à festa", afirmou a vereadora da cultura, Lia Barbosa que sublinhou que à semelhança do ano passado, o palco alternativo será animado por artistas locais, entre os quais Filipe Pereira “Bidonga”.
JR/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar