São Filipe, 28 Ago (Inforpress) – A Associação Projecto Vitó promove no sábado, 30, uma campanha de limpeza das praias balneares de São Filipe para remoção dos resíduos arrastados pelas chuvas.
A acção está integrada no projecto “Ilhas Mais”, coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) em parceria com a Biosfera Cabo Verde e com financiamento do Instituto Camões/Cooperação Portuguesa.
De acordo com uma publicação da Associação Projecto Vitó, a campanha visa remover os resíduos arrastados pelas chuvas e contribuir para a preservação do litoral, promovendo a reciclagem criativa.
Assim, além da recolha de lixo comum, as “tampinhas plásticas”terão um destino sustentável através da transformação em novos produtos na Plasticina, unidade de transformação da Biosfera Cabo Verde dedicada à reutilização de plásticos.
A campanha, que vai cobrir as três praias balneares da cidade de São Filipe, nomeadamente Marmulano, nas proximidades do porto de Vale dos Cavaleiros, Fonte Bila e Nossa Senhora de Encarnação, é uma oportunidade para envolver a população local na protecção ambiental e promover boas práticas de cidadania ecológica.
A associação convida todos, desde jovens a famílias e instituições, a juntarem-se a este esforço colectivo por praias mais limpas e por um futuro mais sustentável para São Filipe e para Cabo Verde, e lembra que “reciclar tampinha é cuidar do planeta”.
Segundo uma fonte da Associação Projecto Vitó, a limpeza das praias é uma das primeiras actividades do projecto “ilhas Mais” e que após o início das aulas serão realizadas actividades de divulgação e sensibilização nas escolas.
A Associação Projecto Vitó promove todos os anos megacampanha de limpeza das praias de desova de tartarugas marinhas nos municípios da ilha do Fogo, São Filipe, Santa Catarina e Mosteiros, e na Reserva Integral dos Ilhéus do Rombo (Ilhéu de Cima).
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar