Fogo: Actividades de pré-eventos da IV Conferência sobre a Década do Oceano concentram-se hoje nos Mosteiros, São Filipe e Brava

Inicio | Ambiente
Fogo: Actividades de pré-eventos da IV Conferência sobre a Década do Oceano concentram-se hoje nos Mosteiros, São Filipe e Brava
03/10/25 - 09:40 am

São Filipe, 03 Set (Inforpress) – Os municípios dos Mosteiros e São Filipe (Fogo) e a ilha Brava acolhem hoje um conjunto diversificado de actividades no âmbito de pré-eventos da 4.ª Conferência da Presidência da República sobre a Década do Oceano.

A conferência, cujo ponto alto acontece nos dias 10 e 11 de Outubro, na cidade de São Filipe, tem como lema “Unindo saberes, protegendo os mares: ciência oceânica para todos” e é antecedida de um conjunto de actividades.

Com o objectivo de sensibilizar diferentes públicos sobre a importância da preservação dos oceanos e promover o conhecimento científico marinho, os eventos envolvem desde o pré-escolar até estudantes do ensino secundário, passando por acções direccionadas à comunidade piscatória.

Depois de concentrar, no primeiro dia de pré-evento, as actividades em Santa Catarina do Fogo e São Filipe, hoje, segundo dia da programação, os municípios dos Mosteiros, São Filipe e Brava são escolhidos para receber as actividades.

Segundo a programação disponibilizada pela Presidência da República, no município dos Mosteiros, as actividades começam no período de manhã com uma aula prática na orla costeira na praia Lantcha (cidade de Igreja), seguida por uma exposição de trabalhos infantis e uma palestra sobre a riqueza e as ameaças ao mar, na Biblioteca Municipal.

Crianças do pré-escolar das localidades de Mosteiros Trás, Queimada Trás e Queimada Guincho são os principais protagonistas desta jornada educativa.

Durante o dia, os participantes visitarão pinturas murais com temática oceânica, assistirão a apresentações artísticas e as actividades terminam com a plantação de espécies arbóreas na Escola de Laranjo, promovendo a ligação entre a terra e o mar numa perspectiva ecológica.

Em São Filipe, a Casa das Bandeiras será palco da exibição de filmes e documentários voltados para a sensibilização ambiental destinados a estudantes do ensino secundário que devem participar em palestras sobre a importância do pescado na alimentação e na segurança alimentar, que serão realizadas na Escola Secundária Dr. Teixeira de Sousa.

Ainda para São Filipe, estão programadas sessões de cinema ambiental para reforçar o papel da comunicação audiovisual na educação para a sustentabilidade.

Na ilha Brava, as acções devem mobilizar alunos da Escola do Ensino Básico Obrigatório (EBO) de Nova Sintra que participarão na plantação de árvores endémicas num espaço público visando reforçar a importância da conservação da biodiversidade.

No período da tarde, a Escola Secundária Eugénio Tavares será palco de uma palestra sobre os impactos das alterações climáticas no oceano, promovida pela Câmara Municipal da Brava e pela Associação Bíflores, além da exibição do documentário “Cabo Verde: Oásis Submerso”, destinado à comunidade, especialmente à população piscatória, na Gare Marítima do porto da Furna.

Estas acções, distribuídas de forma intensa pelos três municípios, mostram um forte envolvimento local com a Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), reflectindo o compromisso das comunidades com a protecção do mar e o fortalecimento da literacia oceânica em Cabo Verde.

JR/HF

Inforpress/Fim

Partilhar