Cidade da Praia, 31 de Mar (Inforpress) – O líder da comunidade islâmica em Cabo Verde, imã Neka Thain, afirmou hoje na cidade da Praia que o mês sagrado do Ramadão foi marcado por um ambiente de união, reflexão espiritual e grande solidariedade.
Num balanço à Inforpress, o imã Neka Thain mostrou-se satisfeito com o fim do Ramadão que reuniu a comunidade no polivalente de Tira Chapéu para celebrar o término do mês sagrado, um momento que foi marcado por cânticos, orações e convívio.
“No polivalente de Tira Chapéu estiveram presentes cerca de 500 crentes para este que é um dia de festa para a comunidade islâmica em Cabo Verde, onde cada pessoa doava 2 kg de arroz e também algum montante em dinheiro para ajudar os mais necessitados”, disse o imã Neka Thain.
O Eid al-Fitr é a celebração que assinala o fim do mês sagrado islâmico que, durante 30 dias obriga os crentes a fazerem jejum entre o amanhecer e o anoitecer.
O jejum do Ramadão é uma prática obrigatória do islamismo que consiste em abster-se de comer e beber desde o nascer do sol até ao pôr do sol.
O Ramadão é o nono mês do calendário islâmico e é considerado um mês sagrado.
Segundo o imã Neka Thain, o jejum é uma forma de disciplinar o corpo e o espírito, fortalecer a fé, purificar o corpo e a mente, cultivar a disciplina e aprofundar a relação com o divino.
Não se sabe ao certo quantos muçulmanos existem em Cabo Verde, mas estima-se que cerca de 10 mil pessoas, na sua maioria imigrantes, residam no país.
JBR/HF
Inforpress/Fim
Partilhar