Cidade da Praia, 29 Mai (Inforpress) - Especialistas do sector da energia estão reunidos, na cidade da Praia, para criação de um plano de acção que promova soluções energéticas “mais limpas” para ultrapassar os desafios existentes na sua massificação.
Este encontro, promovido pela Direção Nacional da Indústria, Comércio e Energia e o Centro para as Energia, Renováveis e Eficiência Energética da CEDEAO (CEREEC) reúne partes interessadas dos sectores da energia, água e agricultura para consulta e discussão e a seleção de cadeias de valor para as energias renováveis para uso produtivo.
No discurso da abertura, a assistente e conselheira do CEREEC, Vanessa Marques, esclareceu que a realização deste workshop nacional faz parte da implementação do plano estratégico para 2023-2027, que se baseia na visão da CEDEAO para 2050.
Neste sentido, frisou, este encontro visa formatar esforços na intensificação das intervenções relacionadas ao acesso das energias e a sua utilização para fins produtivos nos países da sub-região africana.
“Esta região continua a enfrentar desafios relacionados com o acesso a energias e as alterações climáticas, que estão intimamente ligados com seu desenvolvimento da económico”, observou a responsável, indicando em alguns países as taxas de electrificação rural situam-se abaixo dos 10 por cento (%) e com as taxas globais abaixo dos 50 %.
“Isto tem impactando negativamente na implementação de programas estratégicas regionais cujo objectivo é promover o desenvolvimento socio-económico, atrair investimentos estrangeiros, fornecer serviços sociais básicos e alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, observou a consultora.
A mesma fonte considerou que os estudos estimam que quatro em cada cinco africanos preparam as suas refeições em fogões tradicionais, utilizando excrementos de animais, bem como madeiras, ou outros combustíveis poluentes
Por sua vez, o director nacional da Indústria, Comércio e Energia, Carlos Monstiro, enalteceu a iniciativa da realização deste encontro, por todos os projectos e soluções que visem contribuir para que população tenha mais acesso a energia, para a melhoria da qualidade de vida e que conta com o engajamento do Governo.
Por isso, lembrou, Cabo Verde tem uma estratégia e metas estabelecidas para se atingir altas taxas de penetração das energias renováveis, através do Programa Nacional da Sustentabilidade Energética, que aponta para o aproveitamento das potencialidades da energias limpas no país.
Em 2010, o CEREEC foi oficialmente inaugurado na Praia e desde a sua criação, tornou-se a instituição de referência em Energias Renováveis e Eficiência Energética na região da CEDEAO, coordenando esforços, reforçando capacidades e mobilizando recursos globais em prol das energias sustentáveis.
Com 13 anos de actividade, o CEREEC consagrou-se como elemento-chave no Quadro Estratégico Comunitário (QEC) da CEDEAO, contribuindo para a sua vertente de Integração Económica e Interconectividade, promovendo o desenvolvimento de infraestruturas e conectividade, garantindo assim maior acesso a serviços energéticos a custos competitivos.
OM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar