Erin: “São Vicente está a ser reconstruído não somente para recuperação, mas também resiliência” – primeiro-ministro

Inicio | Política
Erin: “São Vicente está a ser reconstruído não somente para recuperação, mas também resiliência” – primeiro-ministro
23/01/26 - 02:04 pm

Mindelo, 23 Jan (Inforpress) – As obras que estão a ser efectuadas em São Vicente após a tempestade Erin têm por objectivo a recuperação, mas também a resiliência perante outros fenómenos climáticos, declarou hoje, no Mindelo, o primeiro-ministro. 

Ulisses Correia e Silva deu a garantia à imprensa ao visitar diferentes obras em andamento, em diversos pontos da ilha, entre eles Chã de Alecrim, Ribeira de Vinha, Ribeira de Julião, Bela Vista e Baía da Gatas.

Segundo a mesma fonte, as obras estão “a andar bem e a colocar São Vicente e Mindelo com uma cara bem diferente”.

“Estamos agora a realizar obras que têm uma componente não só de recuperação, mas de resiliência”, assegurou, ao apontar o exemplo da zona de Chã de Alecrim.

Nesta zona a norte da cidade do Mindelo, está a ser construída, ajuntou, “uma obra estruturante” de um canal de drenagem, que vai reduzir a velocidade da água em chuvas futuras, com uma canalização, até chegar à zona da praia da Laginha.

Em Ribeira de Vinha, decorrem os trabalhos para a implementação de uma rede de adução para o aproveitamento da água para agricultura, com “a troca de redes obsoletas por outras de maior qualidade”.

“É o tratamento terciário de água para agricultura com ganhos substanciais”, frisou Ulisses Correia e Silva.

Outra das zonas visitada foi a do Calhau, onde, assegurou, está em andamento a construção de infra-estruturas para proteger os agricultores, com muros e outras intervenções para não se repetir o cenário da tempestade Erin com “estragos enormes” na localidade agrícola.

O chefe do Governo referiu-se ainda a trabalhos em estradas como a Ribeira de Julião, que ganharam valetas maiores para a protecção hidráulica.

“Para termos infra-estruturas cada vez mais resilientes, construir, mas com mais resiliência, mais adaptados, depois destes fenómenos que não estão sob o nosso controlo e que estamos a ver um bocado pelo mundo com as alterações climáticas”, sublinhou.

No conjunto das obras de recuperação após a tempestade, o Governo também deverá contratar nos “próximos dias” uma equipa de empreitada para a reabilitação do Centro de Saúde/PMI de Bela Vista, que “sofreu danos enormes” com as últimas chuvas e se encontra neste momento fechado.

“É um centro de saúde que faz muita falta, porque os profissionais de saúde e as pessoas que demandam por este tipo de serviço estão agora a ir para a Delegacia de Saúde, precisamos ter esse centro a funcionar rapidamente”, considerou o primeiro-ministro.

À parte das construções relacionadas com a Erin, Ulisses Correia e Silva visitou ainda as obras do novo Centro de Saúde de Monte Sossego, que, assegurou, “está a ser construído em bom ritmo”.

Daí, que, asseverou, a estrutura deverá ser entregue dentro do prazo de conclusão, que inicialmente está agendado depois dez meses a contar da data da consignação da empreitada, assinada a 30 de Setembro de 2025.

LN/AA

Inforpress/Fim

Partilhar