Enapor investe cerca de 30 mil contos para regularizar salários e INPS dos trabalhadores da Atunlo (c/áudio)

Inicio | Sociedade
Enapor investe cerca de 30 mil contos para regularizar salários e INPS dos trabalhadores da Atunlo (c/áudio)
31/03/25 - 01:41 pm

Mindelo, 31 Mar (Inforpress) – O presidente do conselho da administração da Enapor informou hoje que já foram regularizados os montantes referentes ao salário, previdência social e sindicato dos cerca de 200 trabalhadores da Atunlo.

Esta informação foi avançada à imprensa por Ireneu Camacho, após reunião com os trabalhadores. 

A mesma fonte explicou que neste momento a Enapor está em negociação com três operadores privados para a gestão da plataforma de frio da Atunlo, com perspectiva de reabrir a fábrica no início do mês de Maio.

“Vamos continuar a manter os salários desses colaboradores em dia, ou seja, a Enapor pretende a partir de agora assumir o salário de todos esses colaboradores para o futuro, até a entrada de um novo operador privado que venha claramente a absorver esses colaboradores e dar seguimento a esse grande da plataforma de frio de São Vicente”, explicou.

Segundo Ireneu Camacho, a Enapor espera reaver este investimento através do novo parceiro, mas, informou, a empresa “não vai mais aceitar nenhum tratamento de peixes” nas instalações de frio da Atunlo “para evitar mau cheiro”.

A mesma fonte explicou que para garantir flexibilidade, a Enapor estabeleceu que os trabalhadores passarão a picar ponto das 09:00 às 12:00 e vai conversar com cerca de dez colaboradores que estão fora de São Vicente propondo-lhes um período de 15 a 30 dias para regressarem à empresa.

Para o representante do Sindicato de Indústria, Administração, Construção, Serviços e Alimentação (SIACSA), Heidy Ganeto, o sindicato está “supersatisfeito” com o primeiro passo para a resolução deste problema, “que já se arrasta há anos”.

“Nós temos de agradecer ao presidente da Enapor, Ireneu Camacho, que está a liderar esse processo, e muito bem liderado. Estamos satisfeitos com a resolução desse primeiro passo”, adiantou o sindicalista, para quem a maioria dos trabalhadores está disponível em continuar o vínculo com a empresa.

A mesma fonte regozijou-se com o facto de a Enapor ter regularizado o montante em dívida relativamente ao sindicato, que girava à volta de 40 mil escudos.

Em Fevereiro, o presidente do conselho da administração da Enapor anunciou que todos os activos da Atunlo passaram para a posse da Enapor, devido ao incumprimento do contrato de concessão por parte da fábrica espanhola de processamento de pescado, instalada no Porto Grande, no Mindelo, e inactiva já mais de um ano.

CD/AA

Inforpress/Fim

Partilhar