Ilha do sal: Acesso à baía de Parda sofre alterações para melhor preservação das tartarugas marinhas

Home | Environment
Ilha do sal: Acesso à baía de Parda sofre alterações para melhor preservação das tartarugas marinhas
09/07/24 - 08:38 am

Espargos, 08 Jul (Inforpress) – O projecto biodiversidade alterou, a partir de hoje, o trajecto que dá acesso à baia de Parda, onde está localizado o “santuário” de tubarões, numa iniciativa enquadrada num projecto que visa melhorar a gestão desse espaço.

A alteração, conforme o coordenador do programa terrestre do Projecto Biodiversidade, Olavo da Luz, é no sentido de evitar que viaturas que transportam os turistas invadam as zonas de desova das tartarugas.

“Este é uma mudança no sentido de protegermos esta praia e de restaurá-la, ou seja, diminuindo a passagem de veículos, o ecossistema por si só começa a restaurar-se e vamos levando a cabo outras actividades, nomeadamente, a colocação de plantas, restauração de dunas, extremamente importante para a protecção da orla costeira”, explicou.

Já para o porta-voz da Associação dos Trabalhadores da Shark Bay, Girolando Rocha, muitas eram as reclamações da má gestão da zona de Parda, daí a contribuição para melhorar esses acessos.

“O projecto Biodiversidade teve essa iniciativa e nós concordamos que era necessário mudar esta rota e proteger assim essa praia que é procurada pelas tartarugas para desova, mas que tem muita perturbação de visitante”, sublinhou.

O novo caminho que conecta a estrada Espargos-Pedra de Lume com a Baía de Parda é financiado pelo Programa das Pequenas Iniciativas do Fundo Francês para o Meio Ambiente e vai, ainda, receber sinalização adequada esta semana.

NA/HF

Inforpress/Fim

Share