Cidade da Praia, 14 Mai (Inforpress) – A coordenadora do grupo disciplinar da enfermagem na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), Helga Carvalho, defendeu hoje que investir na enfermagem é garantir cuidados de saúde de qualidade e contribuir para o fortalecimento da economia nacional.
“As necessidades de saúde da população estão em constante mudança, exigindo mais qualificação e maior atenção a nível de cuidados da família e da comunidade”, realçou Helga Carvalho, em declarações à imprensa, à margem da quinta Jornada Académica de Enfermagem, realizada no Campus da Uni-CV, na cidade da Praia.
A responsável explicou que investindo nos licenciados da enfermagem está-se a contribuir para que o profissional esteja melhor munido para dar o seu contributo para a melhoria do nível de saúde em Cabo Verde.
Neste âmbito, Helga Carvalho sublinhou que a jornada representa um espaço de reflexão entre estudantes e profissionais da saúde, visando “fortalecer a enfermagem enquanto ciência e área disciplinar”, e pensar nas práticas que precisam ser reforçadas para melhorar os níveis da saúde no país.
“A enfermagem tem uma história e está a viver um percurso interessante. Passamos de um curso técnico para um curso de licenciatura, o que nos permite produzir evidências e fortalecer o sistema”, reforçou, defendendo que é necessário investir na qualificação e especialidade dos profissionais para garantir uma melhor capacidade de intervenção.
Relativamente aos desafios nesta área profissional, Helga Carvalho apontou escassez de profissionais, a sobrecarga de trabalho e a inadequação de rácio entre enfermeiros e utentes como problemas críticos.
“É preciso melhorar as condições de trabalho ao nível institucional para que esses profissionais possam funcionar da melhor forma. Um profissional da enfermagem que esteja estressado, em que o rácio é inadequado face às demandas que têm a nível do trabalho, não consegue sustentar esta demanda com a qualidade que se requere”, alertou.
No entanto, frisou a necessidade de os próprios enfermeiros assumirem um compromisso com a qualificação contínua e com o autocuidado.
Quanto à jornada, a responsável da Uni-CV espera que traga “muita reflexão sobre as práticas, sobre aquilo que a enfermagem pode contribuir para as políticas públicas, mas também sobre o que é necessário melhorar ao nível das políticas para que a classe seja mais valorizada, respeitada e protegida”.
A Jornada Académica da Enfermagem, promovida pela Uni-CV, está alinhada com a agenda do Dia Internacional do Enfermeiro. A mesma decorre sob o lema “Os nossos Enfermeiros. O nosso Futuro. Cuidar dos enfermeiros fortalece as economias”.
DV/PC//CP
Inforpress/Fim
Partilhar