Porto Novo, 14 Mai (Inforpress) – A Câmara Municipal do Porto Novo anunciou hoje Soraia Ramos, Gary e Trakinuz como alguns dos artistas cuja presença está confirmada nas festividades de São João 2025, no município do Porto Novo, na ilha de Santo Antão.
A presidente da câmara, Elisa Pinheiro, que fez o anúncio, informou que Soraia Ramos, Gary e Trakinuz fazem parte de um leque de várias artistas que já estão confirmados nas festas de São João 2025 no município do Porto Novo, as quais trazem, este ano, “grandes surpresas” a nível da programação.
A abertura oficial das festividades do santo padroeiro acontece no dia 01 de Junho, com a tradicional alvorada, seguida de um desfile de São João das crianças.
A câmara municipal propõe, para este ano, “um cartaz forte” para três dias de baile no antigo estádio de futebol (21, 22 e 23 de Junho) e um baile, no dia 24 de Junho, no recinto 5 de Julho, prometendo ainda atribuir licenças para os tradicionais bailes de terraço.
A edil do Porto Novo prometeu um município muito movimentado ao longo de todo o mês de Junho, com actividades culturais, mas também com eventos desportivos nas diversas modalidades.
Do programa das festas, a autarca destacou a realização do fórum sobre sustentabilidade, enquadrado nas actividades alusivas ao Dia Mundial do Ambiente (05 de Junho) e promovido pela Associação dos Municípios de Santo Antão, o lançamento do livro “Rendilhados de Memória”, da escritora Antónia Jesus Lima.
Da programação, se destaca ainda a estreia da nova produção da companhia teatral Juventude em Marcha, “O Cómico e o Sábio”, a inauguração do centro interpretativo turístico “Nós Natur”, um retiro com os emigrantes e a quarta edição da morna fest.
A feira agro-pecuária de Santo Antão, que decorre entre os dias 13 e 15 de Junho, o desfile de São João da terceira idade, uma noite cabo-verdiana, o desfile dos grupos de romaria e a tradicional corrida de cavalos são outros destaques do programa das festas de São João no concelho do Porto Novo.
Elisa Pinheiro explicou que o programa das festividades, que decorrem sob o lema “Sonjon, Nós Kultura, Um Sobura Complet”, está “alinhado com os valores históricos e culturais” desta manifestação popular, que traz, anualmente, milhares de pessoas a Porto Novo.
“O programa deste ano alicerça-se na visão de que é possível garantir um evento inclusivo, seguro, representativo e impactante, que valorize as raízes culturais, fortaleça a coesão social e impulsione a competitividade e a afirmação de Santo Antão como destino turístico de excelência”, notou a presidente da Câmara Municipal do Porto Novo.
Elisa Pinheiro avançou que o que se pretende com o programa é, entre outros objectivos, preservar e promover as tradições culturais e religiosas locais, estimular a participação comunitária e sentimento de pertença e reforçar a imagem destas festas como manifestação cultural de referência em Cabo Verde, além de dinamizar a economia local.
As actividades religiosas inseridas nas festividades do santo padroeiro iniciam-se a 25 de Maio, com uma missa, uma feira gastronómica, jogos tradicionais, música ao vivo e um workshop de toca tambor.
JM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar