Sistema das Nações Unidas “empenhado” em apoiar Cabo Verde na implementação da zona livre de comércio continental

Home | Cooperation
Sistema das Nações Unidas “empenhado” em apoiar Cabo Verde na implementação da zona livre de comércio continental
10/12/24 - 02:03 pm

Cidade da Praia, 10 Dez (Inforpress) – A coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas (SNU) reiterou hoje “total empenho” da organização em trabalhar com o Governo de Cabo Verde para garantir a implementação "bem-sucedida" da Zona de Comércio Livre Continental da África (ZCLCA).

Patrícia de Souza manifestou essa pretensão no seu discurso de abertura do workshop de validação da estratégia nacional de implementação da ZCLCA de Cabo Verde e reforço de capacidades das PME [pequenas e médias empresas], que decorre até quinta-feira, na cidade da Praia.

Segundo a responsável, este encontro realça o compromisso de dotar Cabo Verde de uma Estratégia Nacional de Implementação da Zona de Comércio Livre Continental da África que seja robusta e virada para o futuro.

“O conjunto de validação é importante porque, por um lado, será feita a validação da Estratégia Nacional de Implementação da ZCLCA de Cabo Verde, e, por outro, estaremos também a validar o estudo sobre as oportunidades e os desafios para a expansão das exportações das PME”, explicou.

Neste sentido, Patrícia de Souza destacou a importância deste evento considerando que será muito bom fechar o ano com a validação dessas duas iniciativas.

É que, na sua perspectiva, a integração de Cabo Verde na Zona de Comércio Livre Continental da África representa, para além de um acordo comercial, um caminho transformador para o desenvolvimento sustentável e a resiliência económica.

“As actuais cotas de importação e exportação intra-africanas para Cabo Verde permanecem baixas, representando apenas 5,8% e 1,3% do total de exportações e importações de Cabo Verde, respectivamente”, disse, para quem esses dados evidenciam a necessidade urgente de posicionar melhor Cabo Verde no mercado do continente.

Daí que afirmou que o futuro de Cabo Verde no mercado continental africano começa agora, tendo sublinhado o “papel indispensável” do sector privado, em particular as pequenas e médias empresas.

O workshop é organizado pelo Ministério da Indústria, Comércio e Energia, em colaboração com a Comissão Económica das Nações Unidas para África (CEA) e a Conferência das Nações Unidas Sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD/CNUCED).

ET/CP

Inforpress/Fim

Share