Cidade da Praia, 17 Out (Inforpress) – A “embaixadora” da Cidade Velha no Brasil, Joyce Ribeiro, quer estreitar laços de amizade e dinamizar a área cultural entre Cabo Verde e Brasil.
A brasileira, que é escritora e jornalista, explicou, em entrevista à Inforpress, que o convite para ser “embaixadora” da Cidade Velha no Brasil foi-lhe feita pelo presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Nelson Moreira, quando visitou, pela primeira vez, esta localidade, em Setembro de 2023.
Na altura, Joyce Ribeiro esteve na Cidade Velha, Património da Humanidade, para o relançamento do seu livro “Chica da Silva”, enquadrado nas actividades de comemoração do 50º aniversário da Independência da Guiné-Bissau, a convite da Embaixada desse país em Cabo Verde.
Disse que a sua nomeação foi homologada no mês de Março deste ano, mas a cerimónia da sua nomeação aconteceu na terça-feira, 08, no museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, no Brasil.
“Ser nomeada ‘embaixadora’ da Cidade Velha no Brasil foi uma grande alegria. Quando conheci Cabo Verde e Cidade Velha fiquei encantada e emocionada com a recepção que tive, com o interesse das pessoas na minha carreira e com as afinidades entre brasileiros e cabo-verdianos, que são muito mais profundos do que pensamos”, exprimiu a jornalista da TV Cultura.
“A nossa língua comum nos aproxima e, certamente, pode conduzir as acções que desejamos realizar”, precisou, acrescentando que as perspectivas fomentadas pelo intercâmbio cultural, com dedicação sobretudo na divulgação dos talentos para trazer benefícios mútuos entre esses os dois países.
“Os brasileiros precisam conhecer mais o continente africano e o olhar para Cabo Verde e a Cidade Velha precisam ser evidenciados. Temos muita memória para recuperar e compartilhar. As perspectivas são muito boas e eu estou ansiosa", sublinhou.
Disse ainda que mostrar os pontos em comum entre as culturas, apresentar para os jovens oportunidades de união, conhecimento histórico e momentos de lazer em território africano, constitui também outras perspectivas futuras.
O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Nelson Moreira, disse que "foi uma honra" nomear esta jornalista, considerando que Joyce Ribeiro é uma das “mais destacadas jornalistas” da televisão brasileira, com uma trajectória marcada pelo compromisso com os direitos humanos, a diversidade e a inclusão social.
“Acreditamos que a experiência e a dedicação de Joyce Ribeiro trarão grandes benefícios para a nossa comunidade, para reforçar parcerias que vão contribuir para elevar o nome da cidade, que é património de todos nós”, afirmou.
Nelson Moreira destacou que esta nomeação é mais um passo para valorizar e promover a herança histórica e cultural.
O evento da sua nomeação contou com a presença do embaixador de Cabo Verde no Brasil, do Cônsul Honorário de Cabo Verde em São Paulo, do representante da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e do Museu da Língua Portuguesa, actrizes, jornalistas, escritores, artistas da comunidade cabo-verdiana em São Paulo e outras entidades.
Joyce Ribeiro nasceu em São Paulo, formou-se em jornalismo, é pós-graduada em jornalismo económico e político pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, além de ser também escritora.
Em 1998, começou sua carreira na televisão como produtora e repórter na Boa Vontade TV da LBV. Em seguida, teve sua primeira experiência como apresentadora de telejornal na RIT, depois TV Record, SBT, entre outros meios de comunicação.
Actualmente é apresentadora no jornal da tarde da TV Cultura.
DG/HF
Inforpress/Fim
Partilhar