Embaixadora da UE entrega cartas credenciais e realça investimento da Global Gateway como nova era na cooperação (c/áudio)

Inicio | Cooperação
Embaixadora da UE entrega cartas credenciais e realça investimento da Global Gateway como nova era na cooperação (c/áudio)
10/09/25 - 01:44 pm

Cidade da Praia, 10 Set (Inforpress) – A nova embaixadora da União Europeia (UE) em Cabo Verde entregou, hoje, as cartas credenciais ao Presidente da República, tendo apontado os investimentos da Global Gateway como uma nova dimensão da cooperação entre os dois parceiros.

Na sua declaração à imprensa após ser recebida pelo Presidente da República, a diplomata realçou a sua “felicidade” em cumprir este mandato de quatro anos que chegou na altura em que o país celebra 50 anos de independência.

“Queria aproveitar para felicitar todos os cabo-verdianos pelos ganhos conseguidos. Cabo Verde e a União Europeia têm uma parceria especial. É o único país na África subsaariana com o qual a União Europeia tem esta parceria”, disse.

A diplomata afirmou ainda que a nova dimensão de cooperação com os investimentos da Global Gateway, apoiam Cabo Verde na sua transição digital, energética e na economia azul.

“Isto demonstra a excelência das nossas relações económicas, comerciais, mas também humanas, culturais e de amizade, e das nossas relações baseadas em valores comuns”, precisou, alegando que estes investimentos europeus terão um grande impacto na vida de cada cabo-verdiano.

Sylvie Millot, que considera a União Europeia como um parceiro “fiável e de todos os momentos”, apontou ainda a área da segurança marítima, do desenvolvimento sustentável e da cultura, na dinamização da parceria existente entre os dois parceiros.

“Nos próximos quatro anos, estarei a trabalhar de forma empenhada com todas as autoridades cabo-verdianas, a sociedade civil, o sector privado, para reforçar ainda mais esta parceria que une a União Europeia, os seus Estados-membros e Cabo Verde”, finalizou.

Sylvie Millot, a nova embaixadora extraordinária e plenipotenciária da União Europeia em Cabo Verde, tem mais de 30 anos de carreira nas instituições da União Europeia, desempenhando cargos de responsabilidade em Bruxelas (Bélgica) e em vários outros países como Marrocos, República Dominicana e Moçambique.

Na Direcção-geral das Parcerias Internacionais da União Europeia, a diplomata, de nacionalidade francesa, teve à sua responsabilidade regiões como a América Latina e as Caraíbas, a África Austral e o Oceano Índico. 

Além disso, teve papel destacado em dossiers como as alterações climáticas no quadro da Conferência das Partes (COP), o Apoio Orçamental e, recentemente, a Iniciativa Global Gateway.

PC/HF

Inforpress/Fim

Partilhar