Élida Almeida leva ritmos de Cabo Verde ao Tiny Desk

Inicio | Cultura
Élida Almeida leva ritmos de Cabo Verde ao Tiny Desk
31/03/25 - 11:57 pm

Mindelo, 31 Mar (Inforpress) – A cantora cabo-verdiana Elida Almeida foi destaque, hoje, com uma actuação no Tiny Desk, na sua versão "Tiny Desk Meets globalFEST, um programa de apresentações acústicas ao vivo da rádio NPR Music, nos Estados Unidos.

Conforme a National Public Radio (NPR Music), a actuação de Elida Almeida foi gravada em Janeiro e disponibilizada nas plataformas digitais da NPR Music e permitiu que audiências de todo o mundo apreciassem a performance dessa artista cabo-verdiana que esteve acompanhada de Kalu Ferreira (piano), Cau Paris (bateria), Jery Bidan (guitarra) e Mayo (baixo).

“Quando filmamos este show no início de Janeiro, estava quase congelando lá fora, mas no momento em que Elida Almeida pisou atrás do Tiny Desk, sua voz poderosa, as histórias vívidas de sua terra natal, Cabo Verde, e os ritmos irresistíveis de sua banda, rapidamente, nos aqueceram... e nos fizeram mover”, referiu a NPR Music.

Ritmos como o funaná e a coladeira foram destaques na actuação de Elida Almeida que escolheu temas como “Djam Odja”, “Mudjei" "Dipalbesa" "Funana" "Bersu d'Oru" para o repertório.

“Vestida com um impressionante vestido de cetim verde-limão, Almeida abriu o show com um medley de duas músicas de "Djam Odja" e "Mudjei". 

As teclas assumem o centro do palco, a bateria e a guitarra base conduzem o pulso, enquanto ela canta sobre a sua jornada deixando a terra natal, Santiago”, destacou a mesma fonte.

A cantora fechou o show com um dos seus maiores sucessos "Bersu d'Oru, uma música electrizante que deixou todos de pé”, destacou ainda a mesma fonte, para quem Élida Almeida “carrega o coração de Cabo Verde para o mundo, unindo culturas através da sua música”.

Nascida em 1993 na ilha de Santiago, Cabo Verde, Elida Almeida trilhou o seu caminho na música entre várias dificuldades e hoje é uma das artistas mais populares da nova geração de músicos cabo-verdianos.

O seu talento foi reconhecido em 2014, quando foi descoberta por José da Silva, produtor associado a Cesária Évora. Este encontro resultou no seu álbum de estreia, "Ora doci, Ora margos", lançado no final desse mesmo ano.

Desde então, Elida lançou vários trabalhos, incluindo "Kebrada" (2017), "Gerasonobu" (2020) e "Di Lonji" (2023), explorando e reinventando géneros tradicionais cabo-verdianos como batuque, funaná, coladeira e tabanka. 

O Tiny Desk Concert é uma série de concertos ao vivo organizada pela NPR Music , dos Estados Unidos e destaca-se por levar artistas de diferentes géneros musicais a actuarem num ambiente íntimo e informal — literalmente no escritório ("desk") de Bob Boilen, um dos produtores da NPR e criador da série.

Esta edição do Tiny Desk é realizada em parceria com o festival e plataforma que promove música global, o globalFEST.

CD/HF

Inforpress/Fim

Partilhar