Ecocentro de São Francisco reforça capacidade de reciclagem e transformação de resíduos de plástico

Inicio | Ambiente
Ecocentro de São Francisco reforça capacidade de reciclagem e transformação de resíduos de plástico
21/08/24 - 07:11 pm

Cidade da Praia, 21 Ago (Inforpress) – O Ecocentro de São Francisco está a assinalar uma nova etapa de reciclagem de plástico, com o reforço da capacidade de transformação de resíduos que irá contribuir para o crescimento da economia circular da comunidade.

A informação foi avançada hoje à imprensa pela coordenadora do projecto Eco-CV, Edita Magilevicinte, no âmbito do lançamento da nova etapa desta empresa de cariz ambiental e social, localizada a cerca de 12 quilómetros do centro da cidade da Praia.

Conforme afirmou, desde 2019 que começaram a reciclar vidros e plásticos na comunidade de São Francisco junto com a associação para o desenvolvimento desta comunidade e, actualmente, com o aumento da produção adquiriram uma máquina ‘sheet press’ para reforçar os trabalhos.

“Esta máquina pode fazer placas de plástico reciclado de um metro quadrado e outras coisas como móveis, vasos que podem ser usados nas casas, nos escritórios, contribuindo com isso para reforço da produção e mitigação das mudanças climáticas”, explicou.

Por isso, apelou às pessoas a comprarem esses tipos de produto e ainda que contribuam através de recolha de resíduos que podem ser entregues de várias maneiras nos armazéns do ecocentro, nas empresas parceiras, tendo lembrado que esta ideia nasceu como forma de limpar a comunidade.

“Temos vários objectivos com este projecto: o ambiental, para reduzir plástico no ambiente, o social, para dar emprego a membros da comunidade e o económico porque também reciclamos todos os plásticos de produtos que podem ser vendidos”, acrescentou a responsável.

Edita Magilevicinte sugeriu a criação de ecocentro em cada ilha justificando que é o melhor emprego socio-ambiental que pode ser criado em Cabo Verde, manifestando total disponibilidade para compartilhar a experiência do Ecocentro de São Francisco.

ET/CP

Inforpress/Fim

Partilhar