Cidade da Praia, 12 Abr (Inforpress) - A presidente da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC), Eurídice Mascarenhas, realçou hoje a importância da produção de materiais específicos na linguagem das crianças para maior cultura de respeito e prática de Direitos Humanos.
Eurídice Mascarenhas falava à imprensa, na cidade da Praia, após entregar ao Ministério da Educação materiais para ensino e aprendizagem dos Direitos Humanos na Educação Pré-escolar (EPE) e no Ensino Básico Obrigatório (EBO).
“Para a Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania é um grande feito, porque temos que difundir toda essa informação uma vez que direitos humanos é nossa atitude, nosso dia-a-dia, para maior cultura de respeito e prática de direitos humanos”, considerou.
Os materiais foram produzidos no âmbito do projecto “Direitos Humanos para Crianças”, pela CNDHC e financiado pela PlanBornefonden, PNUD e Cooperação Portuguesa, com a parceria estratégica do Ministério da Educação de Cabo Verde.
Isto com o propósito de criar condições materiais para o ensino e aprendizagem dos direitos humanos no sistema formal de ensino, para crianças dos 05 aos 10 anos.
“O projecto conta com 20 mil exemplares, os materiais já estão sendo distribuídos, fizemos isso em duas etapas. Incluem jogos, manual para os professores, para as crianças, a linguagem gestual, Braille, portanto, o que significa que é um conjunto de instrumentos que vão estar à disposição de todas as escolas e jardins de infância a nível nacional”, explicou.
O ministro da Educação, Amadeu Cruz, por sua vez, enalteceu a iniciativa afirmando que o sistema educativo tem o dever especial de formação contínua e permanente das crianças, dos adolescentes e jovens do país.
“É um acto simbólico, e a temática dos direitos humanos é transversal e que nós devemos disponibilizar instrumentos de familiarização desde a tenra idade, para que todas as gerações de cabo-verdianos possam estar dotadas de instrumentos para proteger e defender os direitos humanos”, salientou.
Por outro lado, acrescentou, é necessário ter esses materiais também que contribuem para a capacitação dos professores para que eles próprios estejam em condições de transmitir esses valores aos alunos e para a comunidade educativa de uma forma geral.
ET/CP
Inforpress/Fim
Partilhar