Deputados infanto-juvenis recomendam integração das mudanças climáticas nos currículos escolares

Inicio | Ambiente
Deputados infanto-juvenis recomendam integração das mudanças climáticas nos currículos escolares
30/05/24 - 11:25 am

Cidade da Praia, 30 Mai (Inforpress) - Os deputados infanto-juvenis entregaram hoje um manifesto ao ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, tendo como   principal recomendação a integração das mudanças climáticas nos currículos escolares, desde a educação básica até ao ensino superior.

O manifesto, entregue pela deputada infanto-juvenil Dâmaris Sá Nogueira Tavares, intitula-se “Crianças e adolescentes de Cabo Verde pelo nosso Planeta”, é uma recomendação da sessão extraordinária do Parlamento Infanto-juvenil (PIJ), que teve lugar de 17 a 20 de Novembro de 2023, sobre o tema “A Convenção dos Direitos da Criança e a Acção Climática”.

O documento, assinado por 66 deputados-mirins, que tem como mote a consciencialização e ação climática, exorta os governantes a trabalharem em conjunto para garantir o cumprimento dos direitos das crianças, através de um ambiente saudável e seguro.

De entre as recomendações, o manifesto aponta para o desenvolvimento de programas de capacitação para os professores de modo a abordarem questões relacionadas às mudanças climáticas nas suas disciplinas.

Destaque ainda para o fomento de actividades que promovam a informação, educação e sensibilização sobre as questões climáticas, o estabelecimento de sistemas de monitorização climática para prever eventos extremos, bem como a assinatura de acordos políticos “ambiciosos” com outros países para o combate às mudanças climáticas.

“Exigimos a nossa inclusão activa na formulação de políticas e nas decisões que moldarão o nosso futuro e apelamos a que as acções governamentais sejam proporcionais à emergência climática”, lê-se no manifesto.

O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, depois de receber o documento, disse que a iniciativa é um exemplo de engajamento e participação de uma camada “muita cara” em qualquer sociedade, através de políticas públicas e recomendações muito concretas em matéria de acção climática e dos direitos das crianças e dos jovens.

“Nada melhor do que traduzir este desejo num manifesto concreto, que está a ser entregue em véspera do 01 de Junho, Dia Internacional da Criança, e do Dia Mundial do Ambiente, que se assinala a 05 de Junho”, frisou.

Entretanto, observou   que as recomendações dos deputados infanto-juvenil são preocupações do Governo e que vão na linha dos Objectivos do Desenvolvimento (ODS) e com vários documentos estratégicos assinados por Cabo Verde a nível global.

“Está em linha com o programa do Governo, com o Plano Estratégico do Desenvolvimento Sustentável   e, por isso, as recomendações que constam neste documento tem todas as condições para serem implementadas”, assegurou Gilberto Silva, adiantando que o manifesto vai ser partilhado com todo o elenco governamental. 

“No quadro da governança climática há um Conselho Inter-ministerial para Acção Climática, liderado pelo primeiro-ministro, e, portanto, este manifesto vai ser entregue aos ministros que fazem parte deste Conselho”, acrescentou.

OM/AA

Inforpress/Fim

Partilhar