Presidente da câmara do Tarrafal realiza missão de serviço a Espanha

Inicio | Cooperação
Presidente da câmara do Tarrafal realiza missão de serviço a Espanha
24/03/25 - 10:20 pm

Tarrafal, 24 Mar (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, José dos Reis, realiza a partir de hoje e durante uma semana uma missão de serviço a Espanha, a convite do Fundo Galego para a Cooperação e Solidariedade.

De acordo com uma nota de imprensa da edilidade tarrafalense, José dos Reis vai estar acompanhado do vereador de Economia Local, Osvaldo Chantre.

Trata-se, segundo a mesma nota, de uma missão enquadrada no projecto de “Apoio ao Desenvolvimento Económico Local do município do Tarrafal" e tem como objectivo principal conhecer “in loco” a experiência do desenvolvimento económico da região da Galiza a nível da pesca, da agricultura e da pecuária.

Da agenda constam visitas a várias entidades e instituições do Fundo, bem como a participação na Assembleia-Geral do Fundo Galego, na qual a delegação tarrafalense terá a oportunidade de apresentar os projectos em carteira para possível financiamento.

“É de salientar que, no quadro desta cooperação, o nosso município conseguiu já alguns desembolsos para o desenvolvimento de projectos a nível do abastecimento de água, irrigação gota-a-gota, preparação de pequenos hortos familiares, nas zonas de Ribeira da Prata e Ribeira de Fontão, no valor de 30.000 euros”, lê-se na nota.

Estão previstos ainda encontros com empresas ligadas ao turismo, onde serão exploradas possibilidades de intercâmbios com operadores do Tarrafal.

Na sequência desta visita à Galiza, o vereador Osvaldo Chantre vai participar no IV Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Mundial, que terá lugar na cidade de Sevilha de 01 a 04 de Abril.

“Essas iniciativas, incluindo as despesas de deslocação e estadia da delegação são integralmente co-financiadas pelo Fundo Galego e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional de Desenvolvimento (AEC)”, esclarece o município liderado por José dos Reis, desde 2020.

A mesma fonte lembra que em 2024, duas técnicas do referido fundo estiveram um mês no Tarrafal, com a missão de conhecer a realidade do município, facto que ajudou muito na identificação de projectos elegíveis pelo Fundo.

FM/HF

Inforpress/Fim

Partilhar