Calheta, 20 Mar (Inforpress) – As comunidades de Ribeira de São Miguel e Varanda no município de São Miguel, interior de Santiago, vão receber uma série de intervenções que visam a promoção do turismo cultural na região, enquadrado no projecto “Turismo Cultural”.
Em declarações à imprensa, após a apresentação do projecto que contou com a presença da presidente do Instituto do Património Cultural (IPC), o presidente da Câmara Municipal de São Miguel, Herménio Fernandes, destacou que o projecto não apenas reabilitará habitações, mas também buscará valorizar a produção local, como produtos agrícolas e artesanato, para inseri-los no mercado turístico.
Este projecto, conforme enfatizou o edil, tem como objectivo dinamizar actividades geradoras de renda, especialmente para as mulheres da comunidade, reforçando igualmente que pretende resgatar as lendas e a história da Varanda, criando um novo produto turístico que atraia visitantes.
“O nosso objectivo é ampliar a oferta do turismo no município de São Miguel. Estamos localizados na zona amortecedora do Parque Natural de Serra Malagueta, com trilhas muito procuradas por visitantes, tanto nacionais quanto estrangeiros. Acreditamos que, com este projecto, podemos capacitar os beneficiários, especialmente mulheres e jovens, e oferecer uma experiência mais qualificada aos turistas”, afirmou Fernandes.
Além disso, o presidente mencionou a riqueza cultural da região, incluindo as lendas locais, que serão recuperadas e apresentadas aos visitantes.
“São Miguel tem recursos culturais que precisam ser valorizados e colocados no mercado turístico. Com a dinamização dessas lendas, teremos mais um atractivo para oferecer a todos que visitam a nossa comunidade”, avançou.
O projecto, vai ser desenvolvido em parceria com o Instituto do Património Cultural (IPC), através de uma candidatura que fez ao Programa de Cooperação MAC (Madeira-Açores-Canárias Interreg MAC), a câmara municipal e a Associação da Ribeira de São Miguel a AgroMiguel.
O projecto, segundo o autarca, vai gerar novos empregos e garantir a sinalização turística das comunidades, permitindo que Varanda entre no roteiro turístico do município, ressaltando assim a importância de promover negócios locais para garantir uma dinâmica económica nas comunidades.
O cronograma de implementação do projecto, conforme Herménio Fernandes, é de um ano a um ano e meio, com foco na agilidade para gerar empregos e renda rapidamente.
“Temos uma equipa comprometida na câmara que está trabalhando nas áreas de emprego, turismo, inclusão social e cultura, para que esse projecto traga grandes benefícios e no mais curto espaço de tempo possível para as comunidades”, disse Fernandes.
O projecto “Turismo Cultural” promete não apenas revitalizar as comunidades de Ribeira de São Miguel e Varanda, mas também impulsionar o desenvolvimento económico local, criando oportunidades para que as famílias melhorem a sua qualidade de vida.
MC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar