CNE anuncia realização das eleições do projecto “Autarcas do Futuro” para 21 de Novembro

Inicio | Política
CNE anuncia realização das eleições do projecto “Autarcas do Futuro” para 21 de Novembro
17/10/25 - 07:09 pm

Cidade da Praia, 17 Out (Inforpress) – A Comissão Nacional de Eleições (CNE) anunciou hoje que as eleições do projecto “Autarcas do Futuro” vão-se realizar no dia 21 de Novembro de 2025, em todas as escolas secundárias do país, envolvendo alunos do 9.º ao 12.º ano. 

A secretária da CNE, Elba Pires, fez o anúncio durante uma conferência de imprensa realizada na sede da instituição, na cidade da Praia, sublinhando que o projecto visa aproximar os jovens dos processos democráticos e despertar o interesse pela participação cívica e política.

Segundo explicou, o calendário eleitoral do projecto foi aprovado pela CNE e contempla todas as fases típicas de um processo eleitoral real, desde o recenseamento até à apresentação das contas. 

O recenseamento eleitoral decorrerá de 20 de Outubro a 06 de Novembro de 2025, seguido da apresentação de candidaturas entre 27 de Outubro e 01 de Novembro.

A responsável adiantou que, após a fase de candidaturas, será feita a produção dos boletins de voto e a definição das mesas das assembleias de voto, que deverão estar concluídas até 08 de Novembro, indicando que a campanha eleitoral está agendada de 13 a 19 de Novembro, e o dia da votação será 21 de Novembro nas escolas secundárias de todo o território nacional.

Adiantou que o apuramento parcial dos resultados decorrerá logo após o fecho das urnas, e o apuramento geral está previsto para o dia 22, a partir das 15 horas, com a fixação dos resultados finais e publicação do mapa nacional no dia 23 de Novembro.

“Trata-se de um exercício cívico que reproduz, em miniatura, o processo de uma eleição autárquica real, permitindo aos estudantes vivenciar, na prática, todas as etapas de uma eleição democrática”, explicou Elba Pires, apelando ao envolvimento das escolas, directores e pontos focais para o bom desenrolar das actividades.

Elba Pires reforçou ainda que este é um projecto de grande alcance educativo e social, que “simula o processo autárquico cabo-verdiano e desperta nos jovens o interesse pela cidadania activa”.

“Queremos que esta seja uma experiência marcante para os alunos, que aprendam a importância do voto e da democracia participativa. Contamos com o engajamento de todos os parceiros para o êxito deste projecto”, concluiu a secretária da CNE.

Por sua vez, a gestora do projecto, Andralina Oliveira, fez um ponto de situação sobre a implementação do “Autarcas do Futuro”, recordando que, após a assinatura do protocolo com a Direcção Nacional de Educação e a Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde, o projecto foi lançado oficialmente a 18 de Setembro e já está presente em 45 escolas secundárias do país.

Segundo informou, apenas a Escola Secundária da Boa Vista aguarda a sua apresentação, prevista para os próximos dias, adiantando que o processo foi antecedido por formações de professores e pontos focais em comunicação institucional, ética, pedagogia e procedimentos eleitorais.

“Os professores e alunos mostraram-se muito motivados e engajados. Em todas as ilhas sentimos entusiasmo e vontade de aprender sobre democracia, voto consciente e cidadania”, destacou Andralina Oliveira, acrescentando que o recenseamento dos estudantes será feito automaticamente com base nas listas nominais enviadas pelas escolas.

A gestora esclareceu ainda que o principal critério para a participação é que os alunos estejam matriculados do 9.º ao 12.º ano, com idade mínima de 14 anos e que os candidatos devem apresentar uma declaração garantindo que não estão inscritos em outro partido ou candidatura, seguindo regras adaptadas do Código Eleitoral cabo-verdiano.

“Os alunos mostraram grande entusiasmo e interesse em participar e a maioria dos professores e parceiros tem-se engajado activamente no projecto”, afirmou Andralina Oliveira, acrescentando que o objectivo é incentivar a participação em massa e a vivência prática da democracia.

O projecto “Autarcas do Futuro”, desenvolvido pela CNE em parceria com o Ministério da Educação e a Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde, pretende reforçar a educação cívica nas escolas e preparar as novas gerações para uma participação consciente e responsável na vida democrática do país.

CM/HF

Inforpress/Fim

Partilhar