Ribeira Grande, 16 Set (Inforpress) – O comandante Francisco Paiva, dos Bombeiros Voluntários de Torres Novas (Portugal), formador do primeiro Corpo de Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, foi homenageado hoje, na Ponta do Sol, numa cerimónia realizada nos Paços do Concelho local.
A homenagem póstuma ao formador do primeiro corpo de Bombeiros Voluntários, em Cabo Verde, é uma iniciativa das Câmaras Municipais da Ribeira Grande (Santo Antão) e de Torres Novas (Portugal), no âmbito da geminação existente entre os dois municípios.
A deliberação, que decidiu homenagear o comandante Paiva, mereceu a aprovação unânime das bancadas partidárias com assento na Assembleia Municipal da Ribeira Grande, cujos representantes discursaram durante a cerimónia destacando o papel do comandante Francisco Paiva no desenvolvimento dos Bombeiros Voluntários na Ribeira Grande, em Santo Antão e no país.
O presidente da Câmara Municipal de Torres Novas recebeu a placa e o diploma de mérito com que o falecido comandante foi distinguido, em representação da família, já que a viúva não pôde deslocar-se a Cabo Verde, por razões de saúde.
A homenagem ficou completa com o descerramento de uma placa e de um busto do “pai” dos Bombeiros Voluntários em Santo Antão, no quartel dos “soldados da paz”, na cidade da Ponta do Sol.
HF/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar