Cidade da Praia, 03 Out (Inforpress) – A cidade da Ribeira Grande, em Santo Antão, vai ser o epicentro das celebrações do Dia da Cultura e das Comunidades de 2024, com vários eventos culturais previstos entre os dias 16 e 20 de Outubro.
Este ano a data é celebrada sob o lema “Cultura, ponto de luz farol da diáspora”.
Estas informações foram avançadas em conferência de imprensa conjunta entre o ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e o ministério das Comunidades para socializar o programa alusivo ao Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, que se assinala anualmente a 18 de Outubro.
Segundo a directora-geral das Artes e das Indústrias Criativas, Vandrea Monteiro, a programação tem início no dia 16 com uma feira do livro, que terá como cenário as ruas da cidade, mantendo a tradição das manifestações culturais ao ar livre.
As actividades culturais incluem a exibição da curta-metragem “Mãe Pretinha”, seguida, no dia 17, pela apresentação do filme “Manga d` Terra”, do realizador Basil da Cunha.
Esse dia também contará com um momento musical protagonizado pela cantora e actriz Eliana Rosa, que integra o elenco do filme.
O ponto alto das comemorações será no dia 18 de Outubro, a iniciar com um "Bom dia, Câmara Municipal Ribeira Grande de Santo Antão", seguido da abertura oficial da feira do livro.
Durante esse dia, haverá um desfile literário com a participação de estudantes locais, apresentações culturais e intervenções dos ministros e momentos musicais.
Para Vandrea Monteiro, um dos momentos mais marcantes será a conversa aberta entre o ministro da Cultura e o ministro das Comunidades, abordando o tema central da celebração, ou seja, a relação entre a cultura e as comunidades.
No período da tarde, vai haver um encontro de “San Jon" nas ruas da Ribeira Grande com várias performances musicais ao ar livre.
Conforme indicou a directora, o dia se encerra com um evento noturno no Terreiro da Povoação, em que a memória da saudosa cantora Sara Tavares será celebrada com uma serenata pelas ruas da Ribeira Grande de Santiago, culminando em uma homenagem cultural e musical.
No dia 19 de Outubro, o destaque será o lançamento e apresentação do catálogo de São João Batista, que ocorrerá na Câmara Municipal do Porto Novo.
Vandrea Monteiro indicou ainda que as celebrações terão eco em várias ilhas do arquipélago, abrangendo a gastronomia, a música e a dança, numa demonstração “rica e diversificada” da cultura cabo-verdiana.
O mês de Outubro também será marcado por uma “homenagem especial” a Ildo Lobo, artista e voz de Cabo Verde, que faleceu há 20 anos.
No dia 18, o Palácio da Cultura Ildo Lobo prestará tributo à sua memória, com uma programação dedicada a celebrar sua obra e legado.
Por seu lado, o director das Comunidades, Martinho Ramos, propôs uma semana de eventos dedicados ao país e à diáspora, reflectindo a “estratégia globalizada” do Governo.
Pelo que, frisou, as actividades envolverão representantes diplomáticos e associações cabo-verdianas em diversos países, celebrando a contribuição da diáspora para o desenvolvimento de Cabo Verde.
TC/AA
Inforpress/Fim
Partilhar