Santo Antão/Pescas: Unidade de processamento de pescado inaugurado no município do Porto Novo

Inicio | Economia
Santo Antão/Pescas: Unidade de processamento de pescado inaugurado no município do Porto Novo
06/07/25 - 12:23 pm

Porto Novo, 06 Jul (Inforpress) – O Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional (CERAI) e a Associação dos Amigos da Natureza (AAN) procedem, esta segunda-feira, 07, à inauguração da unidade de processamento de pescado na cidade do Porto Novo, em Santo Antão.

A unidade de processamento de pescado surge no âmbito do projecto “Terra Azul: Resiliência e fortalecimento das comunidades costeiras e ribeirinhas das ilhas de Santo Antão e São Vicente”, financiado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e pelo Ministério do Mar de Cabo Verde, através do Fundo Autónomo para o Desenvolvimento das Pescas. 

O acto vai contar com a presença do director da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), Antón Leis García, do ministro do Mar, Jorge Santos, e da edil do Porto Novo, Elisa Pinheiro.  

Uma nota de imprensa, a que a Inforpress teve acesso, explica que a criação desta infra-estrutura “constitui um passo significativo para a valorização da cadeia de valor do pescado e para o desenvolvimento sustentável das comunidades piscatórias de Santo Antão”.

O projecto visa promover melhores condições de trabalho para os profissionais do sector, com especial atenção à inclusão das mulheres e ao reforço da resiliência económica e ambiental das comunidades locais, avançou a mesma fonte.

A nota explica ainda que a concretização deste projecto contou com “o papel determinante” da Câmara Municipal de Porto Novo e da Associação de Pescadores e Peixeiras de Porto Novo que foram “parceiros-chave” na sua implementação.

JM/HF

Inforpress/Fim 

Partilhar