Câmara quer dar uma maior dimensão à “Boa Vista Ultra Trail”

Inicio | Desporto
Câmara quer dar uma maior dimensão à “Boa Vista Ultra Trail”
09/12/24 - 07:40 pm

Sal Rei, 09 Dez (Inforpress) – A vereadora do turismo e da cultura, Nádia Santos, afirmou hoje durante a entrega de prémios da 21ª edição do Boa Vista Ultra Trail, que pretendem incluir cultura, turismo e a população neste “grande evento” desportivo.

Em declarações à imprensa, Nádia Santos, destacou a importância de mais esse “grande evento” desportivo internacional, a 21ª edição do Boa Vista Ultra Trail, que aconteceu este fim-de-semana, o que permite que a ilha seja mais conhecida.

“Queremos dar uma dimensão diferente, temos que incluir cultura e o turismo dentro desse evento, porque realmente tem uma dimensão grande, e também incluir a população, fazer com que vivenciem esse momento”, afirmou Nádia Santos.

A mesma parabenizou a organização pelo evento e aos atletas participantes e vencedores pela determinação e ousadia em dar essa “difícil volta” à ilha, e garantiu o apoio da autarquia.

A italiana Laura Barolo, que foi a vencedora na categoria feminina da Ultra Marathon de 150 quilómetros, já tinha participado antes nos 42 quilómetros, disse estar muito agradecida com as pessoas, que a experiência foi única, e “apaixonada” pela natureza da ilha.

Daniel Cabral, de Santiago, voltou a subir ao pódio da Ultra Marathon de 150 quilómetros masculino, e dividiu o primeiro lugar com Rony Fortes, de São Nicolau, os dois cortaram a meta juntos, e segundo os atletas demonstra que a Boa Vista Ultramaratona não é só competição, mas também amizade, partilha e espírito de camaradagem.

E o terceiro lugar foi para o também cabo-verdiano Nelson Fortes.

Nos 75 quilómetros feminino venceu a cabo-verdiana Lucilia Barbosa, o primeiro lugar masculino foi para o australiano Luke Wheeler, seguido do cabo-verdiano João Lopes e do italiano Andrea Palma.

Nos 42 quilómetros feminino venceu a italiana Angelica Palma, seguida da compatriota Luigia Pozzi e da alemã Lana Rockman, e no masculino venceu o italiano Mirko Zancarli, seguido do cabo-verdiano Luís Carlos Rodrigues e do neerlandês Arno Macken.

Segundo o organizador da logística, Francesco Lazzari, estão “muito satisfeitos” com os resultados do Boa Vista Ultra Trail 2024 porque chegaram quase aos 70 atletas inscritos, apesar do vento e a bruma seca terem dificultado os dois dias de corrida, e por vários atletas não conseguirem terminar a prova. “Não houve lesões físicas, tudo foi impecável”, completou.

Francesco Lazzari agradeceu o apoio das instituições patrocinadoras, a organização e atletas, e confirmou que no próximo ano vai haver mais uma edição do Boa Vista Ultra Trail.

MGL/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar