Cidade da Praia, 17 Out (Inforpress) – A cidade da Ribeira Grande, em Santo Antão, é o centro das comemorações do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades deste ano, que acontecem de 16 a 20 de Outubro.
Sob o lema "Cultura, ponto de luz, farol da diáspora", a programação inclui uma série de actividades culturais diversificadas.
De acordo com a programação, o evento começou esta quarta-feira com uma feira do livro, que ocupará as ruas da cidade, mantendo viva a tradição das manifestações culturais ao ar livre.
Para hoje está programada a exibição da curta-metragem “Mãe Pretinha”, seguida do filme “Manga d' Terra”, dirigido por Basil da Cunha. A cantora e actriz Eliana Rosa, que integra o elenco do filme, fará uma apresentação musical no mesmo dia.
O ponto alto das celebrações será no dia 18 de Outubro, Dia Nacional da Cultura, com a abertura oficial da feira do livro e diversas actividades culturais, incluindo um desfile literário com a participação de estudantes, apresentações artísticas e intervenções dos ministros da Cultura e das Comunidades.
Ainda conforme a programação, vai acontecer uma conversa aberta entre os dois ministros que vão debater a relação entre cultura e as comunidades cabo-verdianas espalhadas pelo mundo.
Na tarde do mesmo dia, o tradicional “San Jon” tomará conta das ruas da Ribeira Grande, com performances musicais ao ar livre. À noite, o Terreiro da Povoação será palco de uma homenagem à falecida cantora Sara Tavares, com uma serenata pelas ruas da cidade e um evento cultural em sua memória.
As comemorações continuam no dia 19 com o lançamento do catálogo de São João Batista, na Câmara Municipal do Porto Novo, e terão eco em diversas ilhas do arquipélago, com foco na gastronomia, música e dança, representando a riqueza e diversidade da cultura cabo-verdiana.
O mês de Outubro também trará uma homenagem especial a Ildo Lobo, referência na música de Cabo Verde, que faleceu há 20 anos. O Palácio da Cultura Ildo Lobo, na Praia, dedicará o dia 18 a celebrar o legado do artista, com uma programação especial em sua memória.
Essas festividades reforçam a importância da cultura como elo fundamental entre Cabo Verde e a sua diáspora, celebrando tanto as tradições locais quanto à identidade global do país.
TC/CP
Inforpress/Fim
Partilhar