Cabo Verde reforça cooperação com Espanha nos sectores do turismo e transportes

Inicio | Cooperação
Cabo Verde reforça cooperação com Espanha nos sectores do turismo e transportes
11/03/25 - 05:54 pm

Lisboa, 11 Mar (Inforpress) – O ministro do Turismo e Transportes concluiu hoje uma visita de trabalho a Madrid (Espanha), marcada por encontros com autoridades espanholas e operadores dos dois sectores, visando fortalecer a cooperação bilateral e atrair novos investimentos para o arquipélago.

Em declarações à Inforpress, José Luís Sá Nogueira, avançou que durante a visita de dois dias, ficou clara a importância das parcerias estabelecidas, sobretudo no sector da aviação civil e transportes marítimos.

“Foi um encontro muito produtivo e com uma aproximação muito forte em relação àquilo que Cabo Verde gostaria de poder trabalhar juntamente com a Espanha, designadamente em matéria de aviação civil, formação de quadros cabo-verdianos, engenheiros, mecânicos e outras áreas importantes para o desenvolvimento do sector”, afirmou Sá Nogueira.

O governante revelou que, em reunião com o secretário-geral de Transportes e Mobilidade Sustentável de Espanha, Benito Núñez Quintanilla, foram acordadas acções concretas de cooperação.

“Vamos desenvolver algumas parcerias em termos de formação, assistência técnica e cooperação mais concreta no transporte aéreo e marítimo. Estas acções serão transformadas num plano de acção ainda durante este ano, com a abertura total da Espanha em relação a esta matéria”, assegurou.

No sector do turismo, o ministro cabo-verdiano contou que discutiu com o seu homólogo espanhol, Jordi Hereu Boher, a organização de um grande evento em Cabo Verde para atrair investidores espanhóis.

“Queremos realizar ainda este ano um grande evento em Cabo Verde, para que os investidores possam conhecer a realidade cabo-verdiana e as oportunidades de negócio no sector do turismo, com destaque para áreas de entretenimento, restauração, parques aquáticos, desporto náutico e outras actividades”, referiu.

José Luís Sá Nogueira frisou que, apesar do investimento espanhol já existente nas ilhas do Sal e Boa Vista, há necessidade de diversificar a oferta turística, apostando no entretenimento para que os turistas tenham mais opções além dos resorts.

“Queremos criar um ambiente mais interessante em termos de oferta turística. Aproveitar o nosso potencial cultural e patrimonial e também apostar em actividades que ocupem o turista durante toda a estadia. É fundamental que os turistas tenham com que se entreter e não fiquem apenas dentro dos hotéis”, considerou.

O ministro reconheceu ainda a vasta experiência da Espanha no sector do turismo, particularmente nas ilhas Canárias, e considerou que Cabo Verde pode tirar proveito dessa expertise.

“A Espanha é líder praticamente do turismo mundial, tem uma longa experiência e acreditamos que podemos aprender, tirar lições positivas e construir um turismo sustentável em Cabo Verde”, afirmou.

A visita do ministro do Turismo e Transportes à Espanha destaca a importância estratégica deste parceiro, que é o maior investidor privado no sector turístico cabo-verdiano, com grupos como RIU, Meliá, Barceló e Piñero, além de operadores complementares nos sectores de logística e transporte.

A deslocação acontece depois da recente participação de Cabo Verde na Feira Internacional de Turismo (FITUR), em Madrid, marcando, conforme o governante, mais um passo no fortalecimento das relações bilaterais entre os dois países.

DR/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar