Cidade da Praia, 21 Jul (Inforpress) – A secretária de Estado da Inclusão Social, Lídia Lima, reforçou hoje o compromisso do Governo com a habitação digna e urbanização sustentável, sublinhando a importância de parcerias internacionais na consolidação de uma agenda urbana global sustentável.
Estas considerações foram feitas, hoje, ao presidir o acto de acolhimento da Missão Técnica – 2 da Cooperação Sul-Sul para a Urbanização Sustentável, composta por especialistas e representantes de instituições brasileiras.
Em representação do ministro das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Lídia Lima afirmou que a habitação e a sustentabilidade urbana constituem, nos dias de hoje, grandes preocupações a nível global que interpelam a reflexões e soluções urgentes.
Realçou medidas já adoptadas para enfrentar o défice habitacional e a precariedade urbana no país, como investimento na construção de habitações sociais para famílias de baixa renda e para os jovens, reabilitação de casas em condições precárias, requalificação de espaços urbanos, de entre outras.
“O Governo de Cabo Verde tem o capital humano no centro das suas atenções. Nesse sentido, a questão da habitação está no centro das nossas preocupações, pois uma habitação digna e ambientes urbanos saudáveis, são essenciais para o combate à pobreza e para a promoção da dignidade humana”, assegurou.
Na ocasião reconheceu a importância das parcerias internacionais e de troca de experiências técnicas entre países na consolidação de uma agenda urbana global sustentável, reiterando ainda que Cabo Verde está alinhado com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com a agenda 2030 das Nações Unidas.
Para Camilla Almeida, coordenadora do programa da ONU Habitat do Brasil, esta missão técnica representa um avanço importante no projecto de cooperação entre Brasil, Cabo Verde e ONU Habitat, focado no tema da habitação.
O intercâmbio, disse, permite compreender as realidades locais e reforçar a importância de as políticas habitacionais actuarem também a nível municipal, envolvendo as comunidades para identificar desafios e soluções.
Cabo Verde recebe de hoje a 25 do corrente mês, a segunda missão técnica presencial do projecto “Promovendo a Urbanização Sustentável por meio da Cooperação Sul-Sul”, uma parceria da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), ONU-Habitat Brasil e parceiros nacionais.
O objectivo é reforçar a implementação dos ODS e da Nova Agenda Urbana em países do sul global, com Cabo Verde como país prioritário devido aos bons resultados já alcançados na cooperação com o Brasil.
Durante a semana, serão realizadas sessões técnicas, reuniões, visitas de campo e troca de experiências, com foco na elaboração dos Planos Municipais de Habitação (PLAMUH), assistência técnica à autoconstrução e promoção da vivência em condomínio, áreas em que o Brasil se destaca como referência internacional.
ET/HF
Inforpress/Fim
Partilhar