Cabo Verde reafirma liderança global em acção climática na primeira reunião da Aliança Política Global da Diáspora

Inicio | Cooperação
Cabo Verde reafirma liderança global em acção climática na primeira reunião da Aliança Política Global da Diáspora
30/01/25 - 07:52 pm

Cidade da Praia, 30 Jan (Inforpress) – O ministro das Comunidades, Jorge Santos, reafirmou hoje a liderança de Cabo Verde em acção climática, durante a primeira reunião do Conselho Directivo Institucional da Aliança Política Global da Diáspora.

De acordo com uma nota enviada à Inforpress, a reunião, realizada por videoconferência, decorreu na sequência da criação da Aliança em Setembro de 2024, na ilha do Sal, Cabo Verde, sob a égide da Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Na sua intervenção, o ministro Jorge Santos destacou o lançamento da Aliança Global de Políticas para a Diáspora e a conferência “Internacional sobre a Futura Agenda da Acção Global para o Engajamento da Diáspora”, que marcaram um momento histórico para o país.

"Cabo Verde reafirma o seu compromisso com a agenda mundial de acção climática e o seu empenho em fortalecer as sinergias entre governos, diásporas e comunidades locais", afirmou o ministro.

Jorge Santos sublinhou que o país está na linha da frente dos impactos das mudanças climáticas, e que a vulnerabilidade aos efeitos climáticos não é apenas uma preocupação nacional, mas também um apelo global para a acção.

"Como país que conhece profundamente os desafios de adaptação climática, sentimos que temos não só o dever, mas também o privilégio, de liderar o grupo de trabalho sobre Acção Climática no GDPA", afirmou.

A reunião de hoje foi marcada pelo lançamento oficial do plano de trabalho para 2025, que define as prioridades e acções do grupo de trabalho sobre acção climática.

O plano assenta em três pilares fundamentais: a criação de abordagens especializadas para a acção climática, o engajamento da diáspora como catalisadora de soluções climáticas e a promoção do intercâmbio de conhecimentos e experiências.

Segundo a mesma fonte, Cabo Verde compromete-se a promover uma abordagem integrada e a trabalhar em estreita colaboração com os outros grupos de trabalho da Aliança para enfrentar os desafios globais com inovação e solidariedade.

Ainda segundo Jorge Santos, o Governo de Cabo Verde acredita que, através da Aliança Política Global da Diáspora, será possível transformar desafios em oportunidades e construir soluções para um mundo mais justo, sustentável e resiliente, com a participação activa das diásporas.

A reunião internacional contou com a presença de todos os copresidentes dos grupos de trabalho (Saúde, Acção Climática, Género e Juventude), bem como com representantes do Governo da Irlanda e da Geórgia, sendo coordenada pela OIM.

JBR/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar