Cidade da Praia, 03 Abr (Inforpress) – A Câmara Municipal da Praia assinou, hoje, um convénio com a Associação para o Progresso da Macaronésia de Las Palmas, com o objectivo de reforçar a capacitação profissional e a retenção de jovens talentos.
Em declarações à imprensa, o presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, destacou a importância do acordo, afirmando que haverá acções concretas de formação técnico-profissional na Praia.
Segundo ele, a iniciativa ajudará os jovens a se qualificarem, facilitando o acesso ao mercado de trabalho e reduzindo a necessidade de emigrar, contribuindo assim para conter a “fuga de talentos e a desesperança entre a juventude”.
“Isso é uma contribuição para travar esta sangria e a desesperança que estamos a ver no seio dos jovens. Teremos formação para eles e vamos acompanhá-los na integração no mercado de trabalho”, disse.
Conforme explicou em seu discurso após a assinatura do acordo, o projecto pretende qualificar 40 jovens em áreas definidas pela câmara municipal, com formação financiada pelo governo das Canárias e estágios em empresas locais e internacionais, se bem-sucedido, poderá ser expandido para novas edições, criando mais oportunidades.
Por sua vez, Juan Cárdenes, em representação da Associação para o Progresso da Macaronésia de Las Palmas destacou que a sua organização “convenceu” o governo das Canárias a alocar fundos para a formação de jovens em Cabo Verde, visando atender aos interesses de empresas espanholas como Rio, Barceló e Micela.
A parceria, disse, responde à crescente emigração de jovens qualificados para outros destinos e à necessidade de formar mão-de-obra local para sustentar o desenvolvimento contínuo de Cabo Verde.
O cônsul honorário de Cabo Verde nas Canárias destacou a colaboração contínua de Cabo Verde com as Canárias desde os anos 80, em áreas como saúde, turismo e infra-estruturas, reflectindo um projecto de confiança entre os governos.
Os fundos para formação foram atribuídos devido “à preocupação mútua com o desenvolvimento de competências, sendo instrumentalizados através das câmaras municipais e da Câmara de Comércio, que identificaram lacunas na formação dos jovens”.
A selecção dos jovens será realizada através de um edital, organizado pela Câmara Municipal da Praia, com critérios como idade, sexo e escolaridade, sendo que o financiamento será da Associação para o Progresso da Macaronésia.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, o primeiro lote de 40 jovens será escolhido em duas semanas, com a chegada de um técnico da associação, o edital e o concurso estarão abertos dentro de 21 dias.
KA/SR//ZS
Inforpress/Fim
Partilhar