Nova Sintra, 18 Mar (Inforpress) – A psicóloga e responsável do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), na Brava, Cátia dos Santos, anunciou hoje a reativação do Comité Municipal da Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, criado em 2006.
Em declarações à Inforpress, Cátia dos Santos salientou que o referido comité será de grande importância na Brava, tendo em conta que existe apenas um técnico do ICCA e com a reativação do grupo, unirão as forças e trabalharão juntos para dar resposta às violações dos Direitos das Crianças.
De acordo com a mesma fonte, o comité é constituído por todas as instituições públicas e privadas do município, que irão trabalhar juntos para criarem um plano de acção, no intuito de sensibilizar a população e diminuir os casos de violação de direitos da criança.
“O comité já existia desde 2006, no entanto, estava desativado, mas a partir de agora está sendo ativado e teremos reuniões mensalmente, onde iremos discutir casos e encontrar soluções de problemas”, sublinhou.
Conforme avançou esta responsável, o primeiro encontro, realizado esta sexta-feira, 15, serviu para debater e chegar a um consenso de quais são os direitos das crianças que mais estão sendo violados na ilha das “flores”.
“O que podemos constatar é que existe muitos casos de abuso sexual contra crianças, nesta ilha, também muito abandono escolar e prática de trabalho infantil”, frisou.
Neste caso, finalizou, salientando que juntos irão trabalhar para tentar diminuir ou até mesmo, acabar com essas demandas, na ilha.
DM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar